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Ecglobal revela as ‘LoveBrands’ dos brasileiros em 2023

Estudo feito com mais de 3 mil opiniões aponta iFood, Whatsapp e Coca-Cola como marcas que conquistaram os corações dos consumidores

Compreender as relações entre marca e consumidor é essencial para a criação de boas estratégias e negócios eficazes. Buscando oferecer um entendimento amplo e contínuo sobre o comportamento e vínculo emocional entre os brasileiros e as marcas, a Ecglobal, empresa do Ecossistema Haus do Grupo Stefanini, apresenta a 5ª ediçãodo estudo “As Marcas que Conquistaram o Brasil”, divulgando o ranking com as ‘LoveBrands’ que conquistaram os corações dos brasileiros em 2023.

Para entender os fatores que determinam a conexão emocional com uma marca, a Ecglobal desenvolveu, em 2019, o indicador exclusivo NLS (Net Love Score), que varia de -100 (menos cem) pontos a +200 (mais duzentos) pontos, levando em consideração uma combinação de métricas que envolvem critérios de intensidade do amor à marca, preferências, fidelidade, alcance e amplitude.

Nesta sexta-feira, 6 de outubro, a Ecglobal vai promover o LoveBrands Summit, um evento online e gratuito, dedicado à apresentação de insights acionáveis do estudo para profissionais que desejam se destacar no mercado, principalmente na área de marketing. O webinar será conduzido pelos CEO’s Adriana Rocha e Alan Liberman, com a participação especial de Ana Gabriela Lopes, diretora de Brand Marketing e Insights do iFood. As inscrições devem ser realizadas por meio do portal nls.ecglobal.com.

Pela segunda vez consecutiva, o iFood mantém sua liderança, seguido pelo Whatsapp, que também conservou a posição do ano anterior, e a Coca-Cola, estreando pela primeira vez no Top3.

Para esse ano, a Ecglobal elevou o nível de inovação e expansão em seu estudo, implementando sua Plataforma Privada de Inteligência Artificial Generativa, em parceria com o Centro de Excelência em IA do Grupo Stefanini, o que resultou em uma análise mais eficaz e na entrega rápida de insights valiosos para as áreas de Marketing e Insights (CMI). Marcas de 31 categorias foram avaliadas, com destaque para a inclusão da nova categoria “Seguros e Planos de Saúde” em 2023.

Confira o ranking com as TOP 10 marcas mais queridas pelos consumidores e comparações com os anos anteriores:

O Top 10 deste ano é formado por 9 categorias diferentes, devido à chegada de ‘O Boticário’ inaugurando a categoria de “Cosméticos e Beleza” no ranking. Também conta com Havaianas, Samsung e Nestlé, empresas que se mantêm ao longo das três últimas edições do NLS. Marcas exclusivamente digitais como Uber e Nubank retornam após ausência entres as dez primeiras em 2022. O iFood junto do Whatsapp se mantém no Top 3 por três anos consecutivos. Já a Coca-Cola subiu uma posição, chegando à 3ª posição este ano. 

“O iFood está todos os dias na casa de milhares de brasileiros e ficamos muito felizes em estar no coração deles também, como uma das marcas mais amadas do Brasil. Somos uma empresa de tecnologia brasileira com mais de 43 milhões de consumidores que optam pela praticidade, comodidade e experiência única que a nossa plataforma oferece. Além disso, nosso objetivo é gerar impacto positivo para todos os elos do nosso ecossistema, composto por entregadores, estabelecimentos parceiros e clientes”, comenta Ana Gabriela Lopes, diretora de Brand Marketing e Insights do iFood.

Adriana Rocha, co-Founder & Global CEO da Ecglobal, explica que o termo “LoveBrand” é usado para descrever marcas que conseguem criar um relacionamento emocional forte com os consumidores, levando-os a sentirem um tipo de “amor” ou ligação forte com a marca. “Uma marca que conquista corações em sua categoria não é apenas aquela que é amada por muitas pessoas, tampouco é a que gera mais amor entre um pequeno grupo de pessoas; essa marca precisa ser amada em intensidade e em volume, e ainda ser a preferida entre todas as opções e conquistar a lealdade de seus consumidores”, complementa a executiva.

Para Guilherme Stefanini, CEO do ecossistema Haus, o retorno de marcas exclusivamente digitais já presentes em outros anos e a entrada de novas categorias trazem maior diversidade de categorias e ressalta a força de marcas com grande diversidade de portfólio. “Por meio do NLS, acompanhamos de perto as mudanças de comportamento dos consumidores e a capacidade de adaptação das marcas, guiando nossos clientes na elaboração de estratégias mais eficazes e que atinjam o público esperado”, conclui.

Marcas ganhadoras do 1° lugar em suas categorias

Apesar de não aparecerem no Top10, grandes marcas lideram a primeira colocação em suas respectivas categorias. A Heineken é a primeira colocada em sua categoria “Bebidas – Cervejas”. Em “Lojas de Departamento – Vestuário”, a Shein foi a mais escolhida pelo público. Quando o assunto é “Mercado Pet”, a Petz foi a empresa com melhor performance de NLS na categoria. A Omo alcançou o primeiro lugar em duas categorias, sendo “Produtos para Lavar Roupas” e Produtos para Limpeza do Lar (desinfetantes e multiusos)”. Apesar de não aparecer no Top10 do ranking de 2023 como em anos anteriores, a Netflix foi a ganhadora da categoria “Serviços de Streaming Vídeo”.

Confira as principais marcas vencedoras de sua categoria:
Categoria:Marca ganhadora:
Alimentos – Carnes e DerivadosSadia
Alimentos –LlaticíniosDanone
Alimentos – Snacks e AperitivosDoritos
Artigos EsportivosNike
AutomóveisChevrolet
BancosItaú
Bebidas – CervejasHeineken
E-Commerce/ MarketplaceShopee
Farmácias e DrogariasPague Menos
Fast FoodBurger King
Hipermercados / SupermercadosAtacadão
Lojas de Departamento – VestuárioShein
Materiais de Construção e DecoraçãoLeroy Merlin
Mercado PetPetz
Produtos para cuidar dos cabelosDove
Produtos para Lavar RoupasOmo
Produtos para Limpeza do Lar (desinfetantes e multiusos)Omo
Seguro e Planos de SaúdeUnimed
Seguros de AutomóveisPorto
Serviços de Streaming VídeoNetflix
A metodologia

O estudo foi feito 100% on-line e ocorreu entre junho, julho e agosto. Participaram 3.453 pessoas, entre homens e mulheres de todo o Brasil, de classes A, B, C e gerações X, Y e Z. Durante a pesquisa, foram convidados a classificar suas marcas favoritas em várias categorias, e os resultados foram consolidados para criação do ranking. 

“Diferente de outros indicadores de desempenho como lembrança, admiração, identificação e satisfação, acreditamos que essa conexão não pode ser medida apenas como um indicador simples, unidimensional. E, por essa razão, medimos várias dimensões como intensidade, amplitude, preferência e lealdade com a marca”, comenta Alan Liberman, co-CEO da Ecglobal.

O ranking e outros dados coletados estão disponíveis no site que também oferece às marcas pacotes com diversas análises adicionais para um completo diagnóstico e consultoria sobre o desempenho das marcas nas categorias.

Sobre a Haus

 A Haus é um ecossistema de marketing digital do Grupo Stefanini formado pelas seguintes empresas: W3haus, Brooke, CAPS, Huia, Gauge, Inspiring e Ecglobal. Atua de forma focada em solucionar problemas estratégicos dos clientes, ajudando-os a se relacionarem melhor com os consumidores e aumentarem as suas receitas.

Sobre a Ecglobal

A Ecglobal é uma empresa brasileira que integra o Ecossistema Haus do Grupo Stefanini, com operações no exterior – países da América Latina e Estados Unidos -, e oferece uma plataforma colaborativa, com tecnologia própria, para criar comunidades e redes sociais que ajudem marcas e consumidores no engajamento, colaboração e cocriação de melhores produtos e experiências, a partir dos dados proprietários das companhias. Atualmente, a Ecglobal tem mais de 1 milhão de consumidores ativos em sua plataforma, sendo 600 mil no Brasil.

Sobre a Stefanini

A Stefanini é um grupo global de origem brasileira com 36 anos de atuação no mercado de tecnologia, com foco em auxiliar os clientes no processo de transformação digital em seus negócios. Com o propósito de “Cocriar soluções para um futuro melhor”, o grupo vem sendo reconhecido em várias premiações pelo seu DNA inovador e impacto em resultados. Atua nas seguintes frentes: Consultoria (Tecnologia e Business Agility), Analytics & IA, Banking & Payments, Cibersegurança, Manufatura (Indústria 4.0) e Marketing Digital. Presente em 41 países e com mais de 32 mil funcionários, a Stefanini é apontada como empresa brasileira que mais cria valor internacional, segundo Ranking da Fundação Dom Cabral (FDC). Para mais informações, clique aqui.

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