Organizado pela Adtech bebot digital, evento reuniu lideranças do mercado no Inteli – Instituto de Tecnologia e Liderança
A conferência “Estratégias de impactos para jornadas não lineares”, realizada pela bebot digital nesta semana, reuniu lideranças do mercado publicitário para discutir como repensar estratégias de atribuição e planejamento, considerando as jornadas complexas e a nova dinâmica de movimento das pessoas. O evento contou com palestras de Hugo Rodrigues (presidente do conselho do McCann Worldgroup), Lica Bueno (CEO da Talent) e Ane Lopes (Diretora de Marketing da Claro), além de um painel com o time de especialistas da bebot digital, Violeta Noya (CEO), Anderson Santos (COO), Fabiano Viana (head of data and metrics) e Alyne Bacelar (ad sales executive).
Entre os temas que ganharam destaque no debate, a ascensão do consumidor ao centro da comunicação e a necessidade de impactar a audiência nos micro momentos que formam a jornada de compra ganhou destaque. “As jornadas não lineares colocam o consumidor no centro da comunicação, pois elas não têm mais fim, são um looping infinito que ocorre em multiplataformas. As estratégias devem entender e aproveitar essa nova configuração”, explicou Lica Bueno.
Uma mudança significativa no comportamento dos consumidores apontada pela CEO da Talent é a regionalização das jornadas, fenômeno que ganhou impulso com a pandemia: “É fundamental olhar e contextualizar o local. A pandemia deu um impulso no regionalismo, na valorização da produção local, das economias das cidades. A gente vê nitidamente uma mudança de comportamento das pessoas, que buscam viver próximo de suas comunidades. Precisamos entender esses muitos “Brasis” para sermos efetivos”.
Anderson Santos, sócio-fundador e COO da bebot digital, apontou os limites dos modelos clássicos de planejamento e gestão de mídia em compreender e impactar os consumidores contemporâneos. “Modelos clássicos estão dando lugar à mídia retail, com estratégias de drive to store. O papel da mídia deixa de ser apenas de awareness e passa a ser principalmente de consideração. Estamos migrando de um processo de compra subjetivo e burocrático para a compra instantânea, categorizada e programática”, defendeu o executivo.
Já Hugo Rodrigues reforçou a importância de compreender o potencial das novas tecnologias na construção de uma publicidade mais assertiva. “A digitalização, a tecnologia, a IA generativa, não são o fim, são o começo. Se estivermos abertos a nos adaptarmos, todos ganharão”. Quanto às estratégias de mídias: “Não existe uma plataforma salvadora, mas, sim, uma jornada completa, que esteja ao lado do consumidor nos momentos de decisão”, explicou o executivo da McCann Worldgroup.
Hugo ressaltou ainda a importância das marcas em trabalharem soluções para diferentes públicos. “Hoje os “donos da grana” são os Baby Boomers e a Geração X, que precisam ser mais lembrados. Existe grande oportunidade para as marcas, que hoje estão mergulhando de cabeça na geração Z”, reforça.
A conferência recebeu cerca de 100 participantes na Inteli e foi disponibilizada ao público através de live aberta. O conteúdo pode ser visto na íntegra aqui.
Sobre a bebot digital
Maior DSP de mídia programática geolocalizada do Brasil, a bebot digital oferece soluções em inteligência de dados que estabelecem conversas de consideração e impactos imersivos e contextualizados no PDOOH, Digital e Mobile.
Com mais de 25 mil telas espalhadas pelo Brasil e América Latina, a adtech é a única do mercado a oferecer Real Time Bidding, Programática Garantida e análises de performance em tempo real.
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