Aos estudantes de Publicidade, é comum a confusão com alguns termos parecidos, siglas ou até mesmo palavras em inglês que confundem as pessoas no dia a dia.
Por conta disso, preparamos este artigo a fim de diferenciar o significado de cada um destes termos, vamos lá?
Publicidade X Propaganda
Equivocadamente, muitas pessoas usam os termos publicidade e propaganda como se fossem a mesma coisa, mas é muito importante saber sua diferença.
A Propaganda está interessada em propagar ideias, e sua especialidade está em moldar ideais muitas vezes no espectro social, cultural, religioso ou mais popularmente política, com o exemplo da propaganda eleitoral.
Já a Publicidade está sempre atrelada à vendas, e tem por interesse final propagar um produto, uma marca ou uma companhia.
Promoção X Promoção de Vendas
Os dois tipos de promoção representam outra confusão da área de estudo. Quando pensamos em promoção usando o senso comum, pensamos em promoção de vendas, em queda de preço e em saldões, e isso é promoção.
Mas quando falamos – dentro do ambiente de publicidade ou marketing – em promoção, normalmente estamos nos referindo à promoção do mix de marketing.
Esta promoção vem da ideia de promover a marca para o público, de ressaltar os benefícios e persuadir a compra.
Profissional de Mídia x Social Media
O profissional de mídia tem que ter um conhecimento elevado de público-alvo para fazer decisões de orçamento e compra de espaços publicitários. É ele quem cria os planos e estratégias de como utilizar melhor a verba do cliente para uma campanha eficiente.
Já o social media é responsável pelas mídias sociais (redes sociais), aplicativos e plataformas que permitem a interação entre usuários, como Instagram, TikTok, Facebook, Discord etc. É ele quem faz a gestão, planejamento de postagens, mensuração e report de resultados ao cliente.
CEO X SEO
O CEO é um cargo alto em uma empresa. É o mesmo que um presidente. Significa Chief Executive Officer e está no topo da hierarquia de uma empresa.
Já o SEO – Search Engine Optimization significa Otimização para Mecanismos de Busca e visa a otimização de páginas da web, blogs e sites com objetivo de melhorar o seu posicionamento em buscadores como o Google, trazendo autoridade digital e tráfego para sua marca.
Estes são apenas alguns dos termos que causam confusão para quem está entrando no mundo da publicidade. Existem muitos outros, claro, mas que com o tempo vão se tornando pontos resolvidos.
E você, tem algum termo ou sigla que você acha confuso? Fala pra gente. E continue a navegar no nosso portal para ler mais conteúdos como este.
Acompanhe também nosso perfil no Instagram.