Creativosbr

Os 7 podcasts que todo publicitário deve ouvir

Ei, você aí que está lendo esse texto: como você se mantém informado sobre tudo que acontece ao seu redor?

A quantidade de informação que nos chega todos os dias é algo assustador. E olha que falo aqui somente das notícias sobre marketing, comunicação e assuntos outros que derivam desses. Se a gente fosse falar de tudo…

A maioria do conteúdo sobre o mercado de comunicação e marketing chega via smartphone e nos chama a atenção via push, via vídeos nas mídias sociais ou mesmo por arquivos e estudos mil compartilhados sobre tendências de consumo, novas ferramentas… tudo no WhatsApp.

É até irônico, porque décadas atrás faltavam notícias. Me joguei em muita biblioteca e eventos de qualidade duvidosa para tentar saber mais sobre o mercado. Hoje, se vacilar, você encontra conteúdo sobre publicidade até dentro do micro-ondas.

Eu não tenho dúvidas inclusive que, atualmente, um dos maiores desafios na rotina de um gestor de marketing é tentar absorver tudo que lhe chega de informação diariamente.

Sabe que eu sou um cara que tento me informar de tudo que é jeito. Ainda assim, mesmo lendo muito, conversando com muita gente e assistindo muitos conteúdos em vídeo, tenho uma sensação diária de que perdi algo importante e que deveria saber. E sim, perdi! Não tenho dúvidas. Claro que perdi!

Mas, de verdade, me forço a estar informado mais que a média dos profissionais do nosso mercado. É importante pra mim, pro meu negócio, para os meus clientes e também para meus alunos, sejam eles da Fecap, da Faap ou do Mackenzie.

Mas por que estou falando tudo isso? Pretendo explicar, claro.

Constantemente sou abordado por alunos, ex-alunos e até profissionais do mercado que me pedem dicas de livros, de filmes e outros conteúdos que julgo como relevantes sobre o nosso mercado publicitário. É gente querendo mais referências, mais repertório, asset mais do que importante pra quem trabalha com comunicação.

Mas sabe que tenho sempre muita dificuldade em responder de maneira efetiva e prática esses pedidos que me chegam. Creio que isso ocorra porque sou péssimo em memória e quase nunca lembro de ali, de imediato, responder com alguma boa recomendação.

Resolvi então me preparar para que, quando novamente abordado, eu tenha na ponta da língua um conteúdo bacanudo e relevante sobre discussões do nosso mercado.

Esse post aqui tem então esse intuito. A ideia é recomendar alguns conteúdos que tenho consumido nos últimos tempos. O formato escolhido, já que tenho alma de jovem, foi o de podcast. 

Espero que curta as minhas dicas, as quais – veja você – seguem acompanhadas de um breve comentário (subjetivo, claro) desse que vos escreve.

01. WCAST 

O podcast apresentado pelo renomado e premiado publicitário brasileiro Washington Olivetto está na sua terceira temporada e traz relatos e entrevistas com grandes nomes do mercado publicitário, musical e, também, dos negócios. Minha recomendação fica para os episódios iniciais da primeira temporada em que Olivetto conta sobre sua trajetória, seus trabalhos, além de dicas riquíssimas para aqueles que estão ingressando em nosso mercado. Conteúdo obrigatório para estudantes e jovens profissionais. Como recomendação então sugiro os episódios #01 | O Começo de Tudo ; #02 | Ideias que Vêm Sem Querer ; #04 | Dupla com Petit ; #05 | Um Prêmio no Pé e Outros Fracassos ; #08 | Quanto a Publicidade Melhora o Mundo. Depois me conta o que achou?

02. CAFÉ DA MANHÃ

Parceria da Folha de S.Paulo com o UOL, o Café da Manhã traz um conteúdo bem bacana sobre política e economia. Apresentado pelos jornalistas Magê Flores, Gabriela Mayer e Gustavo Simon (todos muito simpáticos e bem-humorados), o podcast traz de segunda a sexta, de forma leve e simples, os principais acontecimentos do Brasil e no mundo. Eu busco escutar o Café da Manhã logo que levanto, enquanto estou no banho ou mesmo no trânsito todas as manhãs a caminho do trabalho. Gosto da qualidade do material, além da informalidade do que ali é dito. Como não tenho tempo de acompanhar os telejornais, acaba sendo uma forma de eu me manter informado do que de mais importante acontece por aí e que certamente virará tema de conversa no almoço com o cliente ou com um veículo de comunicação. Para este não tenho um episódio em específico, uma vez que quase que sempre se trata de um conteúdo factual e de momento. Escute lá e depois me fala se gostou.

03. CENPCAST

Aos que não sabem, o CENP é o Fórum de Autorregulação do Mercado Publicitário. É representado por agências de publicidade, além de empresas anunciantes e veículos de comunicação. Tem por objetivo difundir as melhores práticas comerciais entre todos os envolvidos nesse mercado. Apresentado pela competente jornalista Regina Augusto, o CENPCAST busca discutir com grandes nomes do nosso mercado, ideias relacionadas ao ecossistema da profissão. Recomendo aqui, de cara, o episódio #08 | O Segredo das marcas que mudaram: MCDonald’s e Santander, em que João Branco (hoje não mais a frente do marketing do McDonald`s) e Igor Puga batem um papo super descontraído sobre o momento das marcas e da importância do marketing bem feito dentro das empresas. Importante aqui notar que muito do assunto caminha para o lado do uso de dados na comunicação, algo imprescindível atualmente. O segundo episódio que aqui recomento é #09 | A Transformação digital do OOH. Aqui, dois dos maiores nomes do OOH nos dias de hoje (Alexandre Guerrero, CEO da Eletromidia e Ana Célia Biondi, CEO da JCDecaux) debatem sobre a transformação digital que passa a mídia Out of Home. Episódio incrível, com dois queridos, que manjam muito do mercado de mídia exterior e que revolucionaram essa mídia tão importante para a estratégia das marcas.

04. ÁREA DE TRANSFERÊNCIA

Um dos conteúdos mais bacanas que têm por aí. Mantido por quatro nerds, o podcast Área de Transferência é muitas das vezes a porta de entrada de inúmeros assuntos sobre tecnologia que dias depois chegam às páginas dos grandes portais de notícias. É por esse conteúdo que ouvi ainda lá atrás sobre metaverso, ChatGPT, entre outros temas que hoje estão por aí. Deixo como recomendação um episódio bacana que fala do futuro dos streamings. #285: Malabarismo dos Streamings.

05. ENTENDENDO A NOTÍCIA

Você conhece o Cláudio Zaidan? Não? Ele é um jornalista de larga trajetória e que está diariamente na programação da Rádio Bandeirantes. Conhecido por ser profundo conhecedor de vários assuntos, Zaidan é polido e em suas análises e comentários. No podcast Entendendo a Notícia, o jornalista aprofunda o comentário, localiza o conteúdo e explica a notícia seja do mundo político ou econômico. Notícia quente, manja? Conteúdo que está pautado no Congresso, nas capas dos jornais de hoje e na homes dos principais portais do Brasil e do mundo. Tudo isso de uma maneira leve, argumentativa e com o vozeirão do Zaidan. Eu gosto bastante desse conteúdo e não perco um episódio. Vale muito a pena. Escuta alguns episódios lá e depois me diz o que achou. Fica difícil eu recomendar aqui porque, pra mim, o melhor é sempre o último que escutei. No dia que escrevia esse post aqui, escutei o #476 – A Viagem de Lula para Portugal e Espanha.

06. PAPO DE AMIGO

Conduzido pelo publicitário Marcos Braga, CEO do Amigos do Mercado, o Papo de Amigo traz um conteúdo extremamente informal em entrevistas relevantes com gestores do mercado publicitário e de marketing do Brasil. Além de provocar grandes nomes do mercado a falarem sobre suas perspectivas futuras para o mercado de comunicação e marketing, o apresentador recebe convidados que tratam de suas trajetórias e falam de suas experiências e cases no mercado. Minha dica aqui fica para o episódio em que participei (hahahahah) entrevistando o querido jornalista esportivo Ivan Moré. O material está no episódio #24 | Papo de Amigo Ivan Moré e Rafael Coca. Vale muito apenas conferir. Me dá um feedback sobre a minha participação nesse rolê. hahaha

07. EXAME IN

Eu encontrei esse podcast meses atrás, enquanto eu buscava algum conteúdo da Isto É! Dinheiro. Mirei numa coisa, acertei em outra. Concorrente, aliás! Hahaha O podcast trata então sobre as perspectivas para os investimentos, negócios e economia para os próximos meses. É apresentado pela jornalista Graziella Valenti e quase que sempre traz entrevistados líderes de empresas com atuação no Brasil e, também, fora do país. Deixo aqui também duas dicas bacanas de conteúdos que recentemente consumi. Episódio Exame In com Roberto Funari, presidente da AlpargatasEpisódio com Ana Luiza McLaren, fundadora do Enjoei. Aliás, esse último é bacana demais! A Ana fica só um pouquinho brava quando chamam o negócio dela de brechó online. 

É isso, meu caro. Lista diversificada, né? Publicitário tem que estar antenado sobre vários temas. Entender de política, economia e assuntos outros que margeiam nossa profissão é importante demais. Consumir isso tudo aumenta nosso repertório, nossa capacidade de diálogo e de análise sobre esses e outros assuntos. 

Espero que tenha curtido minhas dicas de podcast. Em breve, se esse post não flopar (sou jovem e falo gírias), eu trago outras recomendações bacanas em outros formatos. Valeu.

Gostou do conteúdo? Acesse nosso portal e veja muito mais.

Acompanhe também nosso perfil no Instagram.

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *