Agência é a primeira a firmar contrato de longo prazo com ferramenta de inteligência artificial criada por Domenico Massareto, especializada em entender desafios publicitários e sugerir soluções criativas
A Tech and Soul tem um importante reforço para seus times de criatividade e estratégia. A agência passa a contar com a RAIN, assistente criativa baseada em inteligência artificial, disponível em todos os processos desses dois setores. Ela atuará no desenvolvimento de novos trabalhos como uma ferramenta estratégica e parceira dos profissionais de nível sênior que compõem a agência, auxiliando na geração de novos insights, campanhas e todo tipo de projeto criativo.
Desenvolvida por Domenico Massareto, um dos mais renomados criativos do Brasil e com extensa experiência em tecnologia – liderando a área em agências como Publicis Brasil, IDTBWA, Africa e Isobar –, a RAIN foi treinada e alimentada por milhares de algoritmos e dados para adquirir a capacidade de entender todo o processo criativo da publicidade, se tornando uma plataforma eficaz para a geração de insights que facilitam e aceleram o processo inicial de uma (ou mais) ideias. O trabalho de Massareto para “alimentar” seu projeto se iniciou em 2016, quando o assunto de inteligência artificial ainda estava muito distante da realidade do mercado, e teve lançamento oficial nos últimos meses.
Com o acordo, a plataforma passa a estar acessível para todo o time de criação da Tech and Soul como uma aliada no desenvolvimento de novos trabalhos. Trata-se da primeira agência de publicidade no Brasil a assinar contrato para ter a RAIN como parte de sua equipe.
A adoção da inteligência artificial não é experimental, e sim prática. A Tech and Soul já está usando a ferramenta na prática, com aprovação de sua equipe de criativos. A primeira campanha com participação da RAIN, gerando uma série de insights, já foi desenvolvida, aprovada e deve estrear na mídia ainda em abril. “A inteligência artificial não veio para substituir os humanos, mas sim para potencializar nossas capacidades. Ter esse poder de gerar ótimas e numerosas ideias certamente vai nos ajudar muito, mas é o critério e o conhecimento do criativo humano que vai definir o caminho que realmente faz sentido e que deve fazer sucesso”, explica Flavio Waiteman, sócio e CCO da Tech and Soul.
Criada especialmente para gerar soluções e insights para a publicidade, a RAIN tem uma interface natural e amigável, onde a agência sobe os briefings e informações gerais sobre o cliente e a campanha a ser desenvolvida. A ferramenta então analisa e cruza milhões de dados históricos e atuais, trends e contextos, para gerar ideias de acordo com a necessidade dos criativos, que “provocam” a IA solicitando sugestões que podem ser baseadas em formatos, entregas, assuntos e outros recortes – para, a partir deles, aplicar a criatividade humana e desenvolver a campanha em si.
“É humanamente impossível que uma pessoa domine todas as disciplinas de comunicação atuais. Imagine então cruzar todas as possibilidades existentes com o contexto de cada desafio de marketing. Co-criando com as pessoas, a RAIN aumenta a sua capacidade criativa para que elas dominem essa complexidade e trabalhem para construir marcas numa velocidade inédita na indústria. A RAIN não substitui o humano. Ela veio para aumentar o poder criativo e ser uma aliada dos profissionais das agências”, detalha Domenico, fundador da RAIN.
“A Tech and Soul traz no nome o que a gente acredita que seja o casamento ideal: o poder da tecnologia e da tecnicidade com o lado fundamentalmente humano, da emoção e da alma criativa. Ter a RAIN e seu potencial a serviço do nosso time, literalmente duplando com nossos criativos, certamente vai acelerar processos e gerar novas oportunidades. A integração do potencial da inteligência artificial com a inteligência humana, especialmente de profissionais sêniores, tem o potencial de causar uma revolução nos processos da indústria da publicidade”, resume Flavio Waiteman, da Tech and Soul.
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