Ação valoriza a presença da mulher no esporte e traz mensagem de incentivo à Seleção Masculina de Futebol
2022 tem sido um ano e tanto para a Seleção Brasileira Feminina de Futebol. Depois de celebrar a conquista do campeonato sul-americano, a equipe é protagonista da campanha publicitária da Neoenergia, primeira empresa a apoiar exclusivamente as seleções brasileiras femininas de futebol e a competição nacional de clubes. A comunicação reúne diversas ações, que vão desde o lançamento de um comercial a conteúdo em mídia social e em jornais de grande circulação nacional. A companhia está entre as líderes do setor de energia do país.
A campanha, criada pela agência Euphoria, tem como peça principal uma carta aberta da Seleção Feminina aos colegas da Seleção Masculina que estão no Catar. A mensagem traz o olhar feminino sobre a importância de representar o Brasil em um dos maiores torneios do esporte. Com a experiência de quem enfrenta os mesmos desafios dentro e fora de campo para disputar o maior campeonato de futebol, a Seleção Feminina ressalta que, além da técnica e da lógica, é preciso ter energia. “Pode até ser que não estejamos com vocês neste campeonato. Mas o nosso desejo é que toda essa energia, a nossa energia, a energia feminina sempre esteja”, diz trecho.
“Transformamos todo esse sentimento em energia positiva. A campanha contou com a participação de várias mulheres, desde a criação até a finalização, sendo inspirada na força que elas têm no dia a dia e, sobretudo, no esporte. É algo que estimula e faz a diferença. Sabemos da importância desse apoio para valorizar ainda mais a presença feminina na busca pela igualdade em todos os campos”, afirma Lorenzo Perales, diretor de marketing da Neoenergia.
O contrato entre a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e a Neoenergia vai até 2024. Até lá, a companhia seguirá apoiando em campeonatos importantes como o Campeonato Brasileiro Feminino Neoenergia, a Copa do Mundo Feminina 2023 e os Jogos Olímpicos de Paris 2024. Desde o início da parceria, em 2021, a Neoenergia acompanha as seleções brasileiras femininas, principal e de base, na reta final da preparação para os Jogos Olímpicos de Tóquio em 2021. O apoio atende cerca de 575 atletas e viabiliza as boas condições de treinamento e formação profissional de todas.
Além de ser enviada fisicamente aos jogadores, a carta aberta foi apresentada em um comercial para televisão. Ela também será publicada nas redes sociais da Neoenergia e em jornais de grande circulação nacional. Nas mídias sociais, a campanha vai incentivar a interação com o público, que será estimulado a enviar mensagens e gravar vídeos com a leitura do texto. O conteúdo será transformado em novas peças digitais, destacadas nas redes sociais e canais proprietários da Neoenergia, e acompanhado pela hashtag #EnergiaFeminina.
Entre suas passagens, a carta destaca que os jogadores brasileiros sabem que um troféu dessa relevância não vem só com a técnica ou com a lógica, mas que para levantá-lo é preciso de outro tipo de energia. “Sabe aquela gerada em cada ‘não’ que você leva? Em cada ‘o futebol não é para você’? É uma fonte de energia renovável que, por muito tempo, só as mulheres produziam. Mas que, mais do que nunca, deve ser compartilhada”, diz outro trecho.
SOBRE A NEOENERGIA: Companhia de capital aberto com ações (NEOE3) negociadas na Bolsa de Valores de São Paulo. Parte do grupo espanhol Iberdrola, a empresa atua no Brasil desde 1997, sendo atualmente uma das líderes do setor elétrico do país. Presente em 18 estados e no Distrito Federal, seus negócios estão divididos nas áreas de geração, transmissão, distribuição e comercialização. As suas distribuidoras, Neoenergia Coelba (BA), Neoenergia Pernambuco (PE), Neoenergia Cosern (RN), Neoenergia Elektro (SP/MS) e Neoenergia Brasília (DF) atendem a mais de 15,9 milhões de clientes, o equivalente a uma população superior a 37 milhões de pessoas.
A Neoenergia possui 4,8 GW de capacidade instalada em geração, sendo 89% de energia renovável, e está implementando mais 0,4 GW com a construção de novos parques eólicos e solar. Em transmissão, são 2,3 mil km de linhas em operação e 6,3 mil km em construção. Por meio do Instituto Neoenergia, fomenta o desenvolvimento sustentável a partir de ações socioambientais e, assim, contribui para a melhoria da qualidade de vida das comunidades onde a empresa atua, sobretudo, pessoas mais vulneráveis, visando sempre pelo desenvolvimento sustentável. Como parte do compromisso para ampliar a participação da mulher na sociedade, a companhia apoia as seleções brasileiras femininas de futebol e o campeonato Brasileirão Feminino Neoenergia. Desde janeiro de 2021, integra a carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial da B3 – Brasil, Bolsa, Balcão – que reúne companhias que possuem as melhores práticas de governança e sustentabilidade corporativa.
Gostou do conteúdo? Acesse nosso Portal para mais.