Você é um fazendeiro?
A pergunta parece estranha, mas de alguns meses para cá, milhões de brasileiros passaram a administrar uma fazenda na web.
Estou falando da Colheita Feliz.
Trata-se de um aplicativo do Orkut que permite ao internauta, criar e administrar uma fazenda, claro… de mentirinha.
O internauta fazendeiro pode plantar, colher, vender sua produção e criar animais de inúmeros tipos.
O que mais agrada no jogo é o fato de que seus amigos do Orkut podem visitar sua fazenda, te ajudando na gestão dela ou simplesmente, roubando e colocando pragas na plantação.
Pronto!!! Só foi dar a possibilidade de roubo no jogo e o Colheita Feliz virou febre nacional.
Parece mentira, mas é a mais pura verdade. Já ouvi de muitas pessoas (fiéis ao jogo), que o mais divertido é mesmo roubar os amigos.
Admito aqui que montei a minha fazenda, mas depois de alguns dias, achei aquilo uma babaquice danada e acabei abandonando meu pedacinho de terra com uma galinha morrendo de fome.
Coitada!!! Mesmo sabendo que era de mentira, me cortou o coração saber que minha galinha passou fome durante dias.
Que papo de louco!!!
Bom, mas por que estou falando tudo isso?
Ontem e hoje, bombou na mídia, inúmeras matérias sobre a mais nova febre mundial: o FarmVille.
Você já ouviu falar?
De forma bastante resumida, o FarmVille é o Colheita Feliz do Facebook.
Parecido com o aplicativo do Orkut, só que com muito mais funções, o jogo atingiu os 80 milhões de usuários em todo o mundo.
Você tem noção do que é isso? É praticamente a metade da população brasileira.
E olha que esse número ainda deve crescer bastante, se lembrarmos que o Facebook possui “apenas” 400 milhões de usuários.
Descobri ainda que 30% desses usuários do FarmVille, são usuários ativos, ou seja, acessam diariamente o aplicativo.
Achei os números impressionantes.
Agora fico pensando: e a publicidade nisso tudo?
A empresa proprietária do FamrVille, a Zynga divulga que 90% dos lucros vem da compra de moedas dos usuários e somente 10% é referente a publicidade.
O Colheita Feliz não tem nada de publicidade.
Ué…será que não tem nada errado nisso tudo?
Os caras do Google não conseguiram pensar em nada?
Eu como publicitário, acho que arriscaria colocar o nome do meu cliente em um jogo como este.
Acho que vale a pena, mas lógico, desde que tenha adequação com o público e com o produto.
Você não acha que são ótimas oportunidades para a publicidade ou você é daquela opinião de que publicidade ali pode ser invasiva e fazer com que os usuários abandonem o aplicativo?