O mercado publicitário brasileiro sempre foi formado por dois tipos de agências: as que tem como meta atingir os objetivos do cliente e as que tem como meta, ganhar prêmios de publicidade.
Aliás, por conta dessa busca "maluca" por qualquer um dos caminhos acima citados, as agências ficaram rotuladas.
É comum dizer no mercado que a agência tal é boa em estratégia. Já a agência tal tal é boa nas ideias e tem uma veia voltada pra conquista de prêmios.
Não preciso citar nomes, mas o mercado inteiro sabe quem são as agências que buscam atingir objetivos dos clientes e quais buscam prêmios.
Eu, particularmente, sempre simpatizei com agências que pensam em boas estratégias para que os clientes possam atingir seus objetivos de marketing, comunicação e mídia.
Até porque, no meu ponto de vista, se esses três objetivos forem alcançados, prêmios são consequência.
Buscar resultados para conquistas prêmios, ou buscar prêmiso para buscar resultados?
É aquele lance da Tostines, sabe?
Não sou contra prêmio, muito pelo contrário, quero ganhar todos que eu puder, mas acho que isso não pode ser o objetivo.
Estnaos inclusive, esparando o resultado de Prêmio de Mídia Estadão, que deve sair nos próximos dias.
Acontece, que de um tempo para cá, as agências começaram a perceber, que ganhar prêmios é uma forma de trazer novos clientes.
E mais: que clientes também gostam de prêmios!!!
Aí ficam algumas perguntas:
1) Será que o caminho é mesmo esse?
2) Será que esse método não pode deixar a publicidade de resultados para segundo plano, por conta de uma publicidade de impacto?
Estava pensando nisso!!!