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5 ramificações do marketing e suas funções

Diversos são os tipos de marketing e cada um deles tem um objetivo específico na estratégia de conexão de um produto ou serviço ao consumidor.

O marketing representa uma parcela muito importante dentro das organizações, já que esta estratégia é a responsável por otimizar os lucros de um negócio encontrando no mercado déficits que possam ser supridos por meio da oferta de produtos ou serviços que satisfaçam as necessidades e preferências de um mercado. E para conectar consumidores às soluções oferecidas pelas empresas, surgem os diferentes tipos de marketing para que a chegada até o público seja mais assertiva.

Marketing Digital

São ações desenvolvidas no ambiente digital utilizando ferramentas como SEO, e-mail marketing, mídias sociais e conteúdo a fim de estabelecer e desenvolver uma identidade de marca, criar relacionamentos e conquistar clientes e seguidores para um negócio.

 Marketing de Conteúdo

Pilar do marketing digital, o marketing de conteúdo é a estratégia que busca estabelecer um vínculo com o consumidor sem promover diretamente a marca, ou seja, é criação e distribuição de conteúdo relevante com a finalidade de oferecer soluções para os problemas de seu público-alvo. Para essa estratégia é usada ferramentas de compartilhamento, como artigos, e-books, vídeos e redes sociais. Este tipo de marketing aumenta a confiança e a credibilidade da marca e a confiança do público.

Marketing Omnichannel

Esta estratégia unifica todos os canais utilizados por uma marca, interligando o online ao offline, para proporcionar a mesma experiência ao consumidor independentemente do meio utilizado por ele para adquirir um produto. O marketing omnichannel visa impedir que o shopper sofra impactos negativos ao transacionar pelos canais disponibilizados pela organização. Um exemplo de estratégia omnichannel é a possibilidade de realizar a compra pelo site e efetuar a troca em uma loja física. Dessa forma é imprescindível que todos os canais estejam conectados para que a experiência de compra do shopper seja única e prática. Usando esta estratégia a marca transmite confiança aos consumidores e pode conquistar a sua fidelidade.

Marketing de Experiência

Despertando as sensações e emoções do público-alvo de uma marca, este tipo de marketing envolve o consumidor no produto ao proporcionar experiências que ficarão gravadas em sua memória. Esta técnica utiliza os sentidos do ser humano – visão, audição, olfato, tato e paladar – para alterar a percepção do consumidor em relação a um produto ou serviço e assim destacá-lo em sua mente. Dessa forma a marca consegue criar uma conexão com o seu público e para isso a experiência proporcionada precisa ser memorável. Utilizando o marketing de experiência é possível gerar mais engajamento, diferenciação, fidelidade e vendas. 

Marketing de Influência

Esta técnica foca suas ações em indivíduos que exerçam certa influência em possíveis clientes de uma organização, podendo ser um artista ou influenciadores digitais, para promover a sua marca e/ou produtos. Para usar este tipo de marketing é preciso se conectar com os influenciadores certos, que são aqueles que possuem um público que a marca deseja atingir. É preciso pensar estrategicamente nas ações que podem ser realizadas com estes profissionais. Ao investir no marketing de influência uma empresa pode gerar mais vendas e atrair novos clientes, assim como novos admiradores para a marca.  

É válido ressaltar que o marketing é único e que essas variações são recortes que estão dentro do todo, ou seja, são pequenas estratégias direcionadas para um ponto específico que estão interligadas entre si.

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