A família de Zé Gotinha
Criado em 1986 para ajudar a encorajar crianças a se vacinar contra a Poliomielite, o personagem Zé Gotinha é conhecido em todo o território nacional. Agora em tempos de pandemia da Covid-19, o Ministério da Saúde lançou este mês uma campanha que vem surtindo efeitos positivos para a imunização e prevenção contra o vírus, apresentando a família de Zé Gotinha com a principal pauta: “O cuidado é de cada um. O benefício é para todos”.
A importância das campanhas de vacinação
Ao longo dos anos, as campanhas de vacinação vem mostrando quão importante é o papel da comunicação. Informar e mostrar a importância da vacinação e suas respectivas reações através de ações educativas para a população em geral é de extrema necessidade no país e no mundo.
As Fake News (notícias falsas) infelizmente acabam propagando-se com muito mais facilidade, dando palco para outros problemas sociais. A falta de informação pode fazer com que pessoas compactuem com o movimento anti-vacina, por exemplo, ou compartilhando informações incorretas, colocando em risco não só sua própria saúde, como em alguns casos também disseminando-a para outras pessoas.
O perigo é que, onde há essa incerteza, ela pode ser alimentada por campanhas de desinformação, principalmente em uma era quase totalmente digital e online.
De acordo com o site “bioemfoco”, cerca de 85% das crianças do mundo atualmente recebem vacinas essenciais que salvam vidas. Esse nível de proteção só foi alcançado devido a fortes campanhas globais de conscientização, a fim de aumentar a distribuição das vacinas e torná-las acessíveis.
Campanhas de vacinação como estas são de grande importância para a saúde populacional, portanto é preciso que hajam fontes certas e confiáveis nos principais meios de comunicação, sendo acessíveis para que todos se informem.