Na era digital, onde qualquer coisa se espalha rapidamente, a reputação de uma marca pode ser manchada em segundos e, em alguns casos, levar tempo para se restabelecer.
O digital já faz parte das estratégias de comunicação de muitas marcas, e uma ferramenta muito usada para a compra deste espaço é a mídia programática. Com este recurso, um software, baseado em diretrizes de segmentação, é o responsável por escolher onde as campanhas serão veiculadas.
Um estudo elaborado pela Shape the future latam sobre marketing, negócios e inovação, apontou o brand safety como uma das tendências para 2021.
Mas o que é brand safety?
Para garantir a segurança reputacional da marca, o Brand safety – traduzido para o português “segurança da marca” – consiste em uma série de precauções que um anunciante deve tomar antes de expor a sua imagem no ambiente digital. Esses cuidados garantem que a marca seja exposta em um contexto seguro, longe de espaços que estejam associados a discursos de ódio, fake news, conteúdo adulto, entre outros.
Não estar atento ao brand safety pode fazer com que uma marca, além de danificar a sua imagem reputacional perante os consumidores, perca competitividade em relação aos seus concorrentes, os investimentos também podem ser perdidos, uma vez que o dinheiro já foi aplicado na compra daquela mídia.
E quais são esses cuidados?
O brand safety está diretamente ligado à automação na compra de anúncios em mídia online, ou seja, a mídia programática. Por se tratar de uma veiculação automatizada o anunciante não possui o controle total de onde a sua imagem será exposta, porém é possível se prevenir tomando alguns cuidados, como:
- Listar os sites nos quais a sua marca não deve aparecer;
- Utilizar a categorização de assuntos e palavras-chaves para bloquear espaços que possam danificar a reputação da marca;
- Possuir uma gestão que esteja atenta aos locais aos quais o anunciante está exposto, para que assim, as decisões sejam tomadas mais rapidamente em caso de necessidade;
Garantir o brand safety é de extrema importância para uma marca, afinal, a sua reputação é o que gera competitividade no mercado.