-Por Sophia Furlan
Escolher a faculdade já foi difícil, mas mal sabia eu que ainda teria que escolher um segmento dentro da minha área.
Por ter feito ensino técnico eu já tinha experiência como agência, mas fazia um pouco de tudo, e gostava de muitos dos jobs – menos Atendimento.
Enfim, comecei a estagiar para quem foi meu jurado da banca de TCC, hoje meu professor, coordenador de curso e chefe, e como se não bastasse um só, quis dar uma de Branca de Neve e ter 7.
Mas para ajudar você nessa árdua missão, separei alguns passos para você seguir:
Conhecer as áreas
Antes de tudo é necessário que você entenda o que a agência, anunciante e veículo fazem, para que assim possa seguir os próximos passos. Entenda a estrutura de cada um e as funções de cada cargo.
Entender o que você gosta
Saber as coisas que te atraem na área é muito importante para você entender o que você gostaria de fazer, assim você não vira um profissional frustrado por trabalhar com o que não gosta.
Entender o que você não gosta
Além do que gosta, saiba o que não te atrai muito, principalmente através dos trabalhos da faculdade, nos quais você consegue ver no que não é tão bom e o que não curte fazer.
Experimentar
Ter contato através do estágio é muito importante, pois é aí que você colocará a mão na massa e entenderá o que compete a você ou não. E isso não significa fazer estágios na mesma área. Pelo contrário: quanto mais diferente forem uns dos outros, melhor para você ter uma visão geral do Mercado.
Fazer o que gosta
Parece clichê, mas quando você é bom no que não gosta e tem dificuldade no que ama, está se torna uma decisão difícil. Aconselho que faça o que gosta independentemente de ser bom ou não, pois você pode se dedicar mais ao longo dos estudos e atuação.
Espero ter te ajudado a encontrar seu nicho dentro desta área linda e cheia de lógica!
Daqui 3 anos volto pra contar pra vocês se ainda quero seguir Marketing mesmo!