Todos os anos, o SXSW reúne milhares de pessoas de todo o mundo para interagirem e fazerem networking em uma programação recheada de painéis extremamente interessantes e ativações de marcas criativas e inovadoras. Entre o público presente, executivos de diversos níveis hierárquicos, artistas e até mesmo estudantes.
Embora o foco do evento não seja voltado para quem está ingressando no mercado de trabalho, há diversos insights que um estudante, caso tenha a oportunidade de estar lá, pode aproveitar para inserir em sua vida profissional futura ou, se caso estiver estagiando, de colocar em prática ideias e novos projetos.
Elencamos então 5 motivos do porquê um estudante pode sim ir ao SXSW. Veja só:
A Inovação como novidade
Inovar não necessariamente é criar algo do zero, mas modificar, aproveitar (no bom sentido), juntar ideias e ser resiliente. Já não é mais novidade pra ninguém que a inovação é importante e necessária, mas se tem uma coisa que um estudante tem de diferente dos executivos já consolidados é que tudo é novo, tudo é novidade.
E isso é bom porque libera o jovem de vícios, do medo de criar algo e ser criticado, de dar errado… Embora a geração atual é muito mais ligada em tecnologia e inovação, inovar para um estudante, ao menos com os insights adquiridos em um evento como o SXSW, é novidade!
Motivação como palavra-chave
Um profissional já gabaritado pode se sentir realizado em ir a um evento como o SXSW, mas nada como um jovem ingressante na carreira profissional para enxergar tudo isso como algo novo, incrível, fantástico. É como viajar de avião: para um executivo pode até ser algo cotidiano, mas pra um jovem é um evento, uma grande experiência!
O primeiro networking
No livro O Diário de um CEO, de Steven Bartlett, o autor menciona a Teoria dos 5 Baldes, em que cada um deles corresponde a uma etapa da vida profissional. Uma delas, no meio do processo, é o balde da rede de contatos, a qual só é alcançada depois que os outros baldes anteriores estão cheios. Ou seja, um paralelo de que, para ter contatos na vida, é necessário criar uma jornada de conhecimento, de bagagem profissional, de relacionamento,
E o SXSW é como se fosse um atalho para esses baldes! No evento, o jovem tem a oportunidade de se conectar com grandes profissionais, com speakers, com participantes de empresas de tecnologia e inovação e sair de lá recheado de contatos, vivências e histórias. Até porque, na hora de contratar alguém, um grande executivo irá se lembrar de quem foi diferente no processo; e ir ao SXSW (se você tiver a oportunidade), é a melhor forma de se destacar.
Treinar o inglês
Como você já sabe, o SXSW acontece anualmente no Texas, em Austin. E viagens como essa são perfeitas oportunidades de treinar o idioma, uma vez que a língua universal serve tanto para o dia a dia, quanto para assistir aos painéis, premiação e participar das ativações do evento. Ah, além de fazer networking, é claro!
Aproveitar a experiência
Existe um ditado que diz que podem tirar qualquer coisa de um ser humano, exceto o conhecimento adquirido e as experiências vivenciadas. Participar de um evento como o SXSW é uma incrível experiência que pouca gente tem a oportunidade de ter. Portanto, se você tiver essa chance, não deixe de agarrar com unhas e dentes.
Em suma, há muitos porquês um estudante deve ir ao SXSW. Claro que é uma realidade de poucos, uma vez que os custos de entrada no evento e despesas de viagem acabam sendo mais pesados para um jovem ingressante na carreira.
Mas caso você consiga, aproveite a experiência, vivencie a jornada, valorize as relações humanas e construa seu propósito sempre em prol do bem-estar de quem você almeja. Essas, inclusive, são as credenciais da LATAM Airlines, patrocinadora do Innovation Awards (premiação do SXSW) e também da cobertura do Creativosbr no SXW 2025.
O Creativosbr contou com o patrocínio da NEOOH e LATAM para a cobertura da SXSW 2025.
Gostou do conteúdo? Acesse nossa home e veja mais.
Acompanhe também nosso perfil nas mídias sociais.