É uma ideia central da internet que “um meme morre depois que ele é usado em uma publicidade”, mas é possível fazer publicidade que capitalize em um momento genuíno sem tirar a graça, adicionar a conversa ao invés de tirar.
Nessa lista temos momentos incríveis que estendem a conversa e momentos não tão geniais que claramente não entendem a cultura da internet.
Grávida de Taubaté- Burger King
Novo comercial do Burger King revive o meme da Grávida de Taubaté
A Grávida de Taubaté emocionou o Brasil. O Edu Guedes representou toda uma nação ao derrubar lágrimas pela “mãe de quádruplas”, mas como diz o ditado popular: mentira tem perna curta, e logo a verdade foi revelada. A reportagem e todos os clipes que vieram dela continuam reinando imortal no reino dos memes.
O Burger King foi mestre na comédia com o barulho do balão quando o bebê chutou. Se você não viu, essa é a hora!
Muitos Memes- McDonald’s Brasil
Quantos memes você reconhece aqui no #FestivalCheddar do McDonald’s?
Esse comercial é quase um surto coletivo e reúne vários memes dos últimos anos. De “As árvores somos nozes” a “Menos a Luiza que está no Canadá” até “Animais tocadores de instrumentos” ou o “Absurdo Planking”, tudo se reúne nesta publicidade curtinha, mas que traz muito saudosismo para os nossos corações.
Segura Essa Barra- Hershey’s
Essa publicidade usa o famoso meme do Raça Negra: “Então me ajude a segurar essa barra que é gostar de você” como parte do primeiro concurso de resistência da internet.
Com o desafio de segurar a barra de espaço o maior tempo possível, a música coube como uma luva.
Xuxa- Netflix
Stranger Things – Xuxa e o baixinho que sumiu
Stranger Things – O maior mistério dos anos 80.
Stranger Things | Natal Invertido para Xuxa | Netflix
Nessa publicidade, a Rainha dos Baixinhos, Xuxa, mostra que leva na esportiva todos os memes sobre sua boneca ser amaldiçoada ou o seu disco ao contrário ser os sons do inferno, e ainda faz piada com o famoso “Senta lá, Claudia”.
Para a Nossa Alegria- CCAA Para a Nossa Alegria com Jessica Alba e Jefferson da Silva Barbosa Para provar que nem só de publicidade boa vivem os memes, temos uma publicidade da CCAA com o meme “Para nossa alegria”. Ver um meme na sua tela é divertido, mas esse comercial prova que sem qualidade, essas publicidades não vão para frente.
A internet está cheia de momentos icônicos que nos fazem nos dobrar de rir, mas usar esses momentos que foram criados sem muitas ambições em proporções maiores pode ser verdadeiramente genial.
Quer saber mais sobre publicidade e o mundo do marketing? No Creativosbr você encontra muito mais, clique para ir para a nossa home.