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5 gatilhos para virar o assunto do momento

Existem diversas estratégias para se popularizar na internet, e os jeitos mais criativos podem alavancar o seu tráfego orgânico.

Não seria incrível se os seus próprios clientes criassem uma rede de marketing para você? Essa é a ideia do buzz marketing, ele foca em criar um burburinho que reverbere pela comunidade naturalmente.

Essa teoria soa bastante parecida com outro tipo de marketing, o marketing viral.

O buzz marketing tem como objetivo começar uma conversa ou gerar um tópico de discussão em torno de uma marca. Por outro lado, o marketing viral tem como propósito maior disseminar uma mensagem ou imagem criada pela marca. O foco do Buzz Marketing é a comunicação; os números são consequência. Já no Viral é oposto.

Para criar o Buzz é importante criar uma estratégia inteligente e você pode fazer isso aproveitando um desses gatilhos.

Gatilho tabu

Esse é um dos tópicos mais polêmicos. Ele é acionado quando se usa na comunicação assuntos considerados controversos pela sociedade. Por exemplo: racismo, identificação de gênero, religião, feminismo etc.

Mencionar tabus não é só eficiente como também importante para criar uma reflexão sobre assuntos incômodos. Um exemplo dessa técnica na prática é o primeiro comercial d`O Boticário usando a temática LGBT.

Dia dos Namorados O Boticário

O comercial gerou uma grande divisão, enquanto um lado alegava “desrespeito à família tradicional brasileira”, o outro lado celebrava a diversidade no amor.

Aliás, a campanha foi reconhecida com prêmios por abordar um tópico delicado sem se preocupar com possíveis comentários negativos online.

Gatilho hilário

A grande sacada aqui é utilizar o humor para capturar a atenção do consumidor. Afinal, ao arrancar risadas do público, é possível ter mais atenção, compartilhamentos e menções à marca.

Arcor – Comercial Tortuguita “Estúpida”

Gatilho chocante

Chocar implica em surpreender o público e evocar emoções, tanto positivas quanto negativas. Um exemplo claro de publicidade de choque são propagandas de conscientização que despertam uma reação instantânea.

Detran lança campanha nos cinemas para prevenir acidentes

Gatilho incomum

O incomum envolve elementos que fogem do padrão. Isso inclui novos produtos, serviços e até a forma de interagir com o consumidor. O gatilho incomum surpreende e inova, apresentando algo totalmente diferente.

Coca-Cola | Essa Coca É Fanta

Esta campanha lida com dois gatilhos de marketing, como é comum que numa mesma comunicação se use mais de um. O gatilho incomum vem de abrir uma lata de Coca-Cola e receber o refrigerante Fanta.

Gatilho extraordinário

Este gatilho está relacionado à experiência do cliente. Em geral, o foco aqui não é apenas criar uma campanha criativa, mas proporcionar momentos excepcionais ao consumidor. A empresa busca oferecer serviços notáveis para que o cliente compartilhe sua experiência com amigos, tanto pessoalmente quanto online. De fato, isso pode resultar em casos extraordinários de sucesso.

Gatilho segredo

O ideal é criar um mistério ao redor do produto aumentando a expectativa dos consumidores.

Um exemplo prático desse gatilho são os trailers, mas com algumas adaptações podem facilmente ser utilizadas em produtos.

Introducing iPhone 15 | WOW | Apple

Mas e aí? Já conhecia os gatilhos? Qual você achou mais diferentão?

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