Fonte: pexels

HomeBlogPublicidade5 ferramentas que todo social ...

5 ferramentas que todo social media precisa usar

Se você já é social media ou pretende ser, é necessário aproveitar as ferramentas disponíveis na internet para pegar referências, organizar o trabalho e agendar os conteúdos.

Por isso, separamos uma lista com 5 ferramentas que podem te auxiliar nesse trabalho. Confira a seguir:

Chat GPT

A ferramenta divide opiniões entre os internautas, mas uma coisa é certa: ela pode ser muito eficiente para trazer informações de interesse e comportamentais do seu público-alvo, dar ideias de conteúdos, construir uma linha editorial e tirar dúvidas sobre o segmento de mercado do seu cliente.

Mas preste atenção: ela não deve ser a fonte primária de ideias de conteúdos. Precisa, de fato, ser utilizada como uma ferramenta para auxiliar quando há algum bloqueio criativo ou dúvida pontual, afinal, o que te faz ser um bom social media é analisar todos os dados e humanizar a comunicação.

A ferramenta é gratuita, mas por estar em fases de implementação, o servidor lota rapidamente e, às vezes, é necessário esperar alguém no mundo sair para você conseguir acessar. Apesar disso, ela já vem suportando mais usuários simultaneamente e as chances de ter de esperar para utilizá-la ao longo do dia são menores.

Plataforma da Meta

A plataforma da Meta, lançada no ano passado, segue em constantes melhorias e traz novos recursos com frequência. Entre os principais recursos que ela traz para o social media estão a calendarização dos conteúdos com programação dos posts; e a listagem dos conteúdos com mais interações, para você analisar todos os dados e melhorar a estratégia do seu cliente para o mês seguinte.

Além disso, conta com um recurso novo de segmentação da publicação orgânica para um público específico, o que pode ser muito interessante para empresas que vendem, por exemplo, para empresas e consumidores finais.

A ferramenta é gratuita e própria do Facebook, então basta acessar business.facebook.com, logar e você já terá acesso a todas as ferramentas citadas nesse artigo.

Notion

De organização à redação, é uma plataforma muito completa para planejar a linha editorial, definir estratégias e mensurar os conteúdos.  Com tabelas, gráficos, calendários e possibilidade de incluir imagens, é como se fosse um grande caderno interativo.

Com o Notion, é possível organizar todos os conteúdos, anotar reuniões com o cliente, criar relatórios e muito mais! Basta usar a imaginação e desenvolver um modelo que se adeque ao seu cliente.

A ferramenta pode ser bem explorada em sua versão gratuita, contando com boa capacidade de armazenamento e funções completas.

Trello

Além de ferramentas para organizar os agendamentos em si, o Trello pode ser um grande aliado para gerenciar os processos do trabalho. Sendo um aplicativo que segue o modelo Kanban, é possível verificar em qual etapa dos processos de social media cada conteúdo, proposta e relatório estão.

Você pode, por exemplo, usá-lo para a organização comercial do seu trabalho, com colunas de prospecções, contratos assinados, contratos anteriores; e usar também em um quadro diferente, para organizar a produção dos conteúdos, com colunas de briefing, redação, arte e aprovação com o cliente, por exemplo.

O Trello, na sua versão gratuita, já é bem completo e permite uma boa visualização de como está o andamento do trabalho, como um todo.

Depois de trazermos tantas ferramentas para organização e planejamento de conteúdo, não podíamos deixar de fora o Pinterest que, além de ter várias ideias de conteúdos e dicas para gravar vídeos, por exemplo, é uma fonte inesgotável de referências para design, estudo de estilos em alta e harmonização de feed.

Você pode criar uma pasta para cada cliente, e dentro dela organizar sessões de identidade visual, conteúdos, dicas e estratégias de relacionamento com o cliente, por exemplo.

A ferramenta também é gratuita, além de você poder dividir essas pastas com os próprios clientes para eles co-criarem com você e trazerem referências do que gostam, auxiliando você nesse trabalho de desenvolvimento do design.

E aí, você já utilizada todas essas ferramentas ou concentra toda a sua organização em uma só? Se este artigo foi útil para você, pode ter certeza que temos muitos outros bacanas aqui no nosso portal, basta acessar nossa home para conhecer mais sobre o mundo da publicidade.

Acompanhe também nosso perfil no Instagram.