Filmes, vídeos e gifs costumam basear – e muito – a publicidade nos dias de hoje. Mas como ela funcionava antigamente? Simples, com a veiculação de cartazes.
Os cartazes normalmente continham uma foto ou um desenho e um pouco de texto, indo bem direto ao ponto, mas costumavam ousar bastante nas fotos para se diferenciar da concorrência.
Na lista retrô de hoje vamos te mostrar os cartazes que ousaram demais e acabaram um pouco bizarros.
Nada me tira da cabeça que essa menininha protagonizaria um filme de terror no século XXI. Embora pareça sangue, a campanha é de um corante, mas o cartaz faz eu me perguntar quem achou que isso seria uma boa ideia. E o sentimento que fica é a ansiedade de esperar que a mãe tenha protegido o gatinho dessa criança.
Se eu entrasse num restaurante e visse um menino comendo assim provavelmente acharia uma desculpa para sair dali com medo de eu ser a estrela do próximo terror premonição. O século XX, aliás, foi marcado por crianças estranhas e cartazes dos quais eu teria medo de encontrar na rua.
Esse cartaz tem muitos pontos que te dão uma sensação esquisita, mas entre o bebê em um saquinho de celofane, o fantoche de cegonha e os desenhos assustadores, essa campanha é puro suco de pesadelo.
Mas uma coisa é certa: os pais que deixaram fotografar o bebê desse jeito não ganham o prêmio de tutores do ano.
O Papai Noel fumando não tá no nível de terror, mas ainda é certamente esquisito nos padrões de hoje, até por ser um ícone infantil (e crianças e cigarros não deveriam se misturar, né?)
Essa campanha de cigarro assusta pelo mesmo motivo da anterior, só que numa categoria muito pior. Ensinar crianças a brincar com armas é uma receita certificada para o desastre, e garantir que um revólver é impossível de disparar acidentalmente é irresponsabilidade.
Nessa lista descobrimos que os cartazes publicitários antigos variam de filme de terror a terror real. Na verdade, existem vários cartazes publicitários de qualidade, mas a estética e ética do que era considerado há mais de 50 anos é muito diferente das de agora.
E você? Gostou de algum desses cartazes? Algum desses vai aparecer em seus pesadelos essa noite?
Para mais conteúdos como esse, acesse nossa home.