De acordo com os compradores do Brasil, o principal motivo para a utilização é sua praticidade
Segundo o estudo “Inteligência Artificial na Vida Real 2025”, realizado pela Talk em parceria com a Tera e o Instituto Kunumi, 40% dos consumidores no país afirmam usar ferramentas de IA generativa, como ChatGPT e Gemini, para buscar informações sobre produtos.
O principal motivo é a praticidade: 45% recorrem à tecnologia para economizar tempo, enquanto 34% querem reduzir o esforço na hora da busca. Já 33% dizem que a IA ajuda a comparar opções de forma mais fácil.
Segundo Adilson Batista, CIO da Cadastra, o comportamento indica uma mudança de paradigma: “Estamos diante de um consumidor que não apenas pesquisa no Google, mas conversa com a tecnologia para validar suas escolhas”.
Apesar da adesão crescente, a confiança ainda é um ponto sensível. O estudo mostra que, embora a IA já esteja no mesmo patamar da credibilidade que vendedores da loja física, apenas 31% dos entrevistados aceitariam recomendações personalizadas se houvesse clareza total sobre o uso de seus dados.
Para Batista, o desafio está em equilibrar conveniência e confiança: “A personalização precisa vir acompanhada de ética e transparência, só assim o consumidor verá valor real na inteligência artificial.
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