Todo cidadão que atua com artes, seja ele um compositor, desenhista, artista plástico, designer, redator ou qualquer que seja sua vertente artística, já teve que lidar com o tal do bloqueio criativo, que nada mais é do que o tal do “branco” que dá na mente. Uma pane geral causada sabe lá pelo quê e simplesmente bloqueia sua mente para tudo e qualquer criatividade que possa vir naquele momento.
E saiba que o bloqueio criativo não está ligado à (in)competência. Ele não faz de você um profissional ruim ou incapaz, de forma alguma. O bloqueio criativo pode estar ligado ao cansaço, ao estresse, enfim, a diversos contratempos do seu processo criativo.
Mas como se libertar de tal problema?
Há diversas formas de lidar com o bloqueio, o qual pode demorar apenas alguns minutos, assim como horas, e até mesmo dias. Por experiência própria, sem base médica alguma, claro, afinal sou apenas um publicitário que também vivencia e lida com bloqueios criativos, costumo tomar algumas medidas que geralmente dão certo, entre elas:
- Trocar de job: sair daquela tarefa e pular para outra é fundamental para espairecer a mente e refrescar a memória, fazendo com que ela deixe de “viciar” a criatividade naquele momento. Costuma dar certo. Quando você retorna, sua visão é outra, e o desbloqueio acontece;
- Dar uma volta: sair para tomar ar, uma água e andar um pouco pode ser uma boa solução para que você desligue do trabalho. É uma boa forma de mostrar ao seu corpo e mente que você está cooperando com o descanso que talvez eles precisassem. É um sinal muitas vezes dado e que você atendeu.
- Buscar referências: abrir o Pinterest, o Google ou qualquer que seja a ferramenta de referência para buscar embasamentos e ideias para você se inspirar pode ser uma boa saída também. As boas ideias surgem de junções e inspirações de criações já existentes, principalmente quando elas se unem à experiências e vivências da sua mente. Isso é criatividade!
- Conversar: bater um papo e fazer brainstorm com seus colegas de trabalho abrirão sua mente e farão com que você reúna todos os três itens acima: espaireça, tome ar, tenha novas referências e, assim desbloqueie a mente. Conversar, mesmo que seja de coisas aleatórias, ajudará você a relaxar o corpo e a mente.
Lembre-se que o bloqueio criativo é absolutamente normal e pegará todo mundo, mais cedo ou mais tarde, do estagiário ou diretor. Basta saber lidar com ele.
Gostou do conteúdo? Acesse nosso portal e veja mais.
Acompanhe também nosso perfil no Instagram.