Uma das grandes dúvidas ao criar uma conta no LinkedIn no começo da faculdade é: “mas o que eu vou colocar se não tenho experiência?”
A questão é que o LinkedIn não é apenas um currículo digital, é também uma oportunidade para você mostrar suas ideias, projetos, interesses e todo o seu potencial. E é justamente aí que os estudantes têm espaço para brilhar: demonstrando iniciativa.
Por isso, selecionamos 3 dicas para te ajudar nesse processo. Confira:
Mostre quem você é
O resumo do perfil é o espaço ideal para falar sobre seus objetivos, áreas de interesse, o que te motiva…
A dica é: em vez de apenas listar o curso, explique por que escolheu sua área e onde você quer chegar. Mostre todas as suas habilidades como trabalhos da faculdade, iniciação científica, cases/coberturas de eventos, reflexões de aulas e até projetos fictícios podem entrar no seu perfil.
Seja ativo
Comente, curta e compartilhe. É uma forma de aparecer e mostrar que você já pensa como profissional. Você também pode analisar uma campanha, uma tendência de consumo ou até o reposicionamento de uma marca. Escreva em poucas linhas o que você aprendeu e poste. Você cria repertório público e mostra seu olhar crítico.
Faça conexões
Se conecte com professores, colegas, profissionais da área e pessoas que trabalham em empresas onde você gostaria de atuar. Siga páginas de empresas que você admira e acompanhe profissionais influentes. Isso mostra curiosidade e ainda pode gerar insights para conteúdos próprios.
Portanto, mesmo sem experiência formal, você pode se destacar no LinkedIn mostrando curiosidade e disposição para aprender. Cada comentário, conexão e cada post que você faz é uma oportunidade de construir sua presença profissional desde já.
E não se esqueça que o mercado valoriza pessoas em movimento, que sabem transformar seus aprendizados em ação. Então, use o LinkedIn não como um espelho do que você ainda não tem, mas como uma vitrine do que você já está se tornando.
Gostou do conteúdo? Acesse nossa home e veja mais.
Acompanhe também nosso perfil nas mídias sociais.