Uma ação recente da rede de fastfood McDonald’s vem chamando atenção.A rede, que é considerada dona da maior cadeia mundial de restaurantes de fastfood de hambúrguer, resolveu incentivar jovens artistas do Graffiti ao conceder espaço em suas fachadas para a arte urbana, ainda tão marginalizada por muitos.
O Projeto Graffiti é fruto de uma parceria entre a rede com a agência Hub Brasil e surgiu com o intuito de trazer visibilidade para o trabalho desses artistas, transformando a experiência dos clientes em algo ainda mais divertido e dialogando com eles de forma muito mais próxima por meio da arte. As obras têm como tema a mobilidade, explorada deforma descontraída, unindo os produtos mais conhecidos da marca com características específicas de cada região escolhida para fazer parte da ação.
Ela será realizada nas fachadas ou em muros próximos do Drive-Tudo de 15 restaurantes em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia, Rio Grande do Sul, Paraná, Pernambuco e Distrito Federal.
Os artistas convidados nasceram em diferentes estados brasileiros, são pessoas vindas de 6 estados, entre eles podemos citar a participação de: Celso Campos (Gatuno), Lelin Alves, Renato Gave, Regis Teixeira, Kajaman, Teo Armando, SaschaBeeler, Deleon, JotapêPax, Bernardo Belezzia (Sober.Nardo), TeoMovase, Ramon Phanton (Salve os Muros) e Anderson (and.aero).
A significação do grafite vai muito além de simples pinturas em locais públicos, é um ato político, utilizado muitas vezes como forma de crítica social, é cultura, engloba liberdade de expressão, democratiza os espaços públicos para que diferentes sujeitos tenham voz nas cidades, é intervenção direta do povo e veículo de comunicação urbana. É arte e não deve ser confundido com vandalismo. Que os muros se tornem nossas telas.