A pergunta “Publicidade é arte?” é uma questão que a maioria dos alunos de Publicidade e Propaganda se faz. Depois de criar algumas peças das quais você se orgulha, a resposta parece clara: publicidade é arte sim. Aliás, todo o trabalho criativo tem que ser, mas em um âmbito formal, ela não é.
Mas o que é a arte?
É difícil definir se publicidade é arte pois não existe um conceito definido sobre o que é a arte.
O filósofo grego Aristóteles acreditava que a arte era uma imitação da realidade, o que logo foi refutado pela ideia de que arte é tudo que é estéticamente agradável. Este conceito caiu pois museus como o MAM estão cheios de pinturas e obras não estéticamente agradáveis, mas ainda sim são arte.
A definição mais aceita recentemente é a de que a arte é um retrato da emoção humana.
A arte é estética, então a publicidade também pode ser.
A arte é emocional, e a publicidade também pode ser.
A arte é provocativa, e a publicidade também pode ser.
Mas se publicidade também pode ter essas características, então por que não é arte?
Porque a publicidade é inerentemente comercial, ela existe mais do que com o intuito de se comunicar, mas para vender. Teoricamente, a arte não tem nenhum interesse financeiro e – para muitos, por décadas – ela perdia seu valor de arte ao ser escalonada.
Por exemplo: a Monalisa seria arte, já a sua cópia, foto ou desenho não teriam mais este mesmo valor. Este conceito também foi derrubado pois outras mídias entraram para arte como o cinema e a fotografia.
Então, o argumento que se resta é que a publicidade é comercial e a arte não, mas será que esse argumento se sustenta?
Um argumento que se sustenta seria o fator pessoal da arte, em que ela seria um retrato de um artista, a impressão de um sentimento único, enquanto a publicidade – quando feita por agências e diversas pessoas – nunca poderia emular esse projeto de paixão. Mas e os filmes?
Os filmes modernos que estão na tela do cinema passam por centenas de pessoas e de roteiros (até pós-produção) e, mesmo assim, são considerados uma das 7 artes.
Ou seja, ainda que a resposta mais aceita da grande questão “Publicidade é arte?” seja negativa, não parece que existam muitos argumentos que a sustentam. Assim sendo, a resposta definitiva é sua!
E você? Acredita que a publicidade é arte?
Conta pra gente.
Gostou do conteúdo? Acesse nosso portal e veja muito mais.
Acompanhe também nosso perfil no Instagram.