Se você tem um e-mail, não necessariamente tem contas em redes sociais. Já se você tem uma conta no Instagram, por exemplo, certamente tem um e-mail. Sentiu a relevância? E é por isso que é importantíssimo saber construir bons e-mails marketing. Aqui vai uma lista com 7 dicas para construí-los de forma adequada:
1. Defina o objetivo do seu e-mail marketing. Você quer vender mais? Levar newsletters para que seu público queira ver mais no seu blog? Trabalhar o pós venda da sua empresa? Ou até, colher dados para uma pesquisa? Essas são algumas das muitas possibilidades que você tem.
2. Defina seu target e/ou persona. O conteúdo será pensado através dessa definição, assim como a linguagem, a forma de se comunicar e o design.
3.Tendo seu objetivo e público em mente, defina que conteúdo valioso você quer oferecer, que fará com que ele procure mais sobre sua empresa. Então, redija um título irresistível, utilizando palavras-chave sobre o assunto que vai abordar.
4. Tenha uma boa lista de contatos em mãos. Lembrando que isso é o contrário de comprar listas de e-mails! Crie landing pages, ofereça conteúdos gratuitos para seu público em troca do contato deles, insira formulários em seu site, promova pesquisas que necessitam de cadastro por e-mail, entre outras possibilidades.
5. Escolha layouts atrativos para sua audiência e que sejam responsivos. A maioria das pessoas abrem sua caixa de e-mail por smartphones, por isso, garanta que ele se adapta a qualquer tipo de tela. Além disso, mescle imagens com textos já que alguns sistemas entendem como spam e-mails que possuem apenas imagens.
6. Dê muita atenção ao CTA (call to action) do seu e-mail marketing. Nós, seres humanos, gostamos que facilitem o entendimento do que temos que fazer, por isso, construa um botão atrativo, com destaque, e que tenha uma boa visualização pelo celular, além de, claro, conter um texto chamativo como “Quero saber mais” ou “Adquirir oferta agora”.
7. Siga as boas práticas de e-mail marketing. Algumas ações que o CAPEM (Código de Autorregulamentação para a Prática de Email Marketing) caracteriza como boas práticas são a necessidade de permissão prévia (opt-in) e opção de descadastro (opt-out) para seus destinatários.
Com essas dicas, e uma boa plataforma de disparos, você pode construir um bom e-mail marketing para sua empresa ou seus clientes.