HomeBlogEventos13. Semana de Publicidade da P...

13. Semana de Publicidade da PUC- SP – Resumo do primeiro dia – 10set

Resumo do primeiro dia de palestras – 10/setembro

Palestra de YOUSSEF MOURAD – Sócio Presidente da Digital Pages

Youssef iniciou sua palestra explicando o contexto do surgimento da internet no mundo e também no Brasil e concluiu que, nos dias de hoje, as revoluções são mais acessíveis que no início.  Segundo o palestrante, não é mais necessário ser um pesquisador para ser alguém importante. Citou a invenção da TV e do telefone. Qualquer pessoa tem hoje esse poder.

Na visão de Youssef, um exemplo de "grande sacada' foi o Youtube, onde a própria internet se encarregou de "viralizá-lo". E melhor, por conseguir ainda, em cima disso, um bom resultado financeiro. Falou sobre como os meios impressos vem perdendo com o passar dos anos, espaço para os tablets. É como se faltasse forma, conteúdo e um modelo de negócios – "Tripé", segundo Youssef.

O palestrante chamou a atenção para a distribuição do conteúdo na mídia e provocou os palestrantes: "O que mudou?"

Os veículos passaram a entender que os leitores enxergam os tablets como uma plataforma de distribuição, que podem atingir o leitor de diversas maneiras. E, apesar da instantaneidade e da capacidade de se gerar ótimas oportunidades, o giro de conteúdo cansa o consumidor.

Atualmente, o conteúdo não consegue mais distrair o leitor por muito tempo. As buscas possíveis pela internet levam o leitor direto ao ponto da notícia, assim também como os resumos.

Youssef explicou que a Digital Pages atua na viabilização de conteúdo para jornais que desejam passar seus conteúdos para os tablets, como Folha de S. Paulo, Estadão e Propmark.

Informou que o conteúdo dos dias atuais não pode mais ser unilateral e sim interativo, como uma via de mão dupla.

Já no final da palestra, Youssef deixou um recado aos presentes: "Tem muita oportunidade na mesa. É um momento muito legal, como eu disse para vocês. Antigamente era mais difícil fazer a diferença. Hoje os números são incríveis. Tudo o que é digital cresce. Tudo pode ficar grande rápido. Vocês tem a faca e o queijo na mão para fazer muita diferença nas empresas que vocês vão trabalhar, nas empresas que vocês vão criar".

Palestra de JOÃO DABBUR e CAMILA RODRIGUES – Gerentes de mídia do JWT

Antes de apresentarem os cases criados pela JWT, compararam como funcionam os insights das campanhas "antigamente" e também nos tempos atuais.

Antigamente, os inputs da campanha eram insights e direcionavam o conteúdo como se fosse um guardião de "quem é o target".

Hoje, os inputs são mapeamentos táticos de mídia.

Exemplo disso é o case da Coca-Cola Brasil, na Copa do Mundo de 2010. A JWT estava concorrendo com outras campanhas de outras agências para ser a criadora da campanha da marca naquela oportunidade, a Copa do Mundo de 2010. E, apesar do grande número de filmes, não foi possível juntar para que juntos fizessem sentido aos olhos dos telespectadores, dentro de uma proposta da Coca-Cola Brasil.

Como o público era formado por adolescentes e a JWT procurou dar relevância a esse público.

Como conseguiram isso? Através da trilha da campanha, que no período de Copa, se tornou praticamente a música tema do evento. Virou a sensação naquele momento.

Além deste, os mídias da JWT apresentaram também o case da Ford (Ford Connect), onde através de uma promoção do Facebook, foi possível identificar diferentes perfis de consumidores, que se encaixavam nos ideais da empresa.

Um case da Listerine Essencial também foi levado aos estudantes presentes à palestra. A proposta era que, através de um sorriso bonito, os consumidores poderiam "abrir' novas portas em suas vidas. Através de uma mídia focada em jovens da classe C, com apoio de banners em diversos sites, levavam aos internautas, dicas culturais, de educação, etc.

Para finalizar as atividades da noite, citaram o case da Gomes Costa, também cliente da agência, em que para se divulgar um novo produto, distribuiram aquários "acoplados" com vending machines por diversos ambientes como: academias, laborátorios e lanchonetes onde as pessoas acabam procurando se alimentar de forma mais saudável.

E desta forma, teve fim a primeira noite de palestras da 13. Semana de Publicidade da PUC-SP.

Em breve, tudo o que rolou no segundo dia de apresentações.

#semanapp

#agenciapuc