Se as palavras estão presentes em tudo o que fazemos, saiba que contar uma boa história com elas depende muito da criatividade, de técnicas e de ousadia.
Mais do que isso, ter boas referências é peça fundamental para iniciar qualquer texto respeitável e criativo.
Escolhi então alguns nomes que, para mim especialmente, representam a construção da minha bagagem intelectual e referencial.
1 – Washington Olivetto
Referência de todos os publicitários, principalmente dos redatores, Washington é de uma genialidade ímpar, assim como de um carisma e humor incríveis. Se você não o conhece, algo está errado. Se o conhece pouco, vale se aprofundar nas pesquisas e ir atrás do maior gênio da publicidade brasileira.
2 – Fernando Pessoa
O grande poeta português usava como ninguém as palavras de forma diferente, usando seus heterônimos para destacar diversas personalidades. Suas poesias eram apaixonantes e envolventes. Um verdadeiro personagem do texto, e do mundo!
3 – Charlie Brooker
Criador e roteirista de grande parte dos episódios da série Black Mirror, Charlie Brooker é um satirista que examina a sociedade moderna por meio de roteiros de ficção científica em que a sociedade sofre as consequências do mau – ou do ambicioso – uso da tecnologia. O cara é um gênio!
4 – Ziraldo
Ícone da infância de muita gente, o lendário escritor de O Menino Maluquinho criou traços únicos, textos curtos e uma forma original de se contar uma boa história. Ele nos deixou recentemente, mas suas obras são eternas referências para qualquer profissional que atue no ramo da arte.
5 – Dad Squarizi
Escritora e professora libanesa, radicada no Brasil, Dad foi editora do Correio Brasiliense e escreveu bons livros-base para qualquer redator que quisesse iniciar sua carreira: seguindo uma escrita consistente e com aprendizado de forma didática. Ela nos deixou no final de 2023.
6 – Fernando Anitelli
Cantor e compositor à frente da banda O Teatro Mágico, Fernando Anitelli é um poeta musical, que transforma as palavras em belas canções. A habilidade do bom uso de figuras de linguagem, seja para emanar o amor ou para fazer alguma critica social, pode ser visto e apreciado em suas letras, as quais comumente trazem a aliteração e a assonância como figuras muito presentes nas canções.
7 – Eugênio Mohallen
Um cara que tem gênio no nome já explica muita coisa. Um dos maiores e mais respeitados redatores publicitários de todos os tempos, Mohallen passou por agências gigantes e possui mais de 350 peças premiadas, além de 9 Leões em Cannes e dois Caborés.
8 – João Carrascoza
Redator publicitário, o autor de livros icônicos que ensinavam de maneira incrivelmente didática a essência da língua portuguesa e sua semântica na publicidade é leitura obrigatória para qualquer estudante que busca ser um redator de sucesso.
9 – Eco Moliterno
Considerado um dos 20 publicitários mais influentes do Brasil em 2015 e um dos 15 brasileiros mais influentes da Internet no mesmo ano, Eco Moliterno é de uma genialidade ímpar, além de um carisma e criatividade que já não encontramos nos dias atuais.
10 – Maurício de Souza
Referência para crianças e adultos, o criador da Turma da Mônica é mais que um desenhista, cartunista e escritor, mas um gênio que sabe contar uma boa história de forma leve, didática, alegre e encantadora, tornando qualquer assunto divertido e feliz.
Gostou do conteúdo? Acesse nossa home e veja mais.
Acompanhe também nosso perfil nas mídias sociais.