Os painéis dos últimos dias do FECAP Cases Brasilidades abordaram elementos socioculturais e artísticos como importantes pilares na comunicação, com presença de fortes personalidades e profissionais do segmento
Os dois últimos dias do FECAP cases não poderiam ser diferentes: explorar os importantes pilares que envolvem a comunicação brasileira e os diferenciais que a fazem ter tamanho sucesso. A conexão da cultura artística, esportista e a perspectiva periférica na comunicação foram os temas centrais dos painéis apresentados na quinta-feira (27).
A primeira roda de conversa foi comandada por Rafael Alberico, em um papo que abordou a relação da comunicação com o esporte em diferentes visões, o quanto o mercado evoluiu e para onde ele ainda irá crescer em termos de comunicação esportiva brasileira. Neste painel, o Teatro FECAP teve o prazer de receber personalidades super relevantes do mundo esportivo: Anna Luisa Santana, Produtora de Elenco e Casting do Desimpedidos; Bruno Fernandes, Supervisor Criativo de Patrocínios na ESTRELABET e Hélia Souza (Fofão), Ex-jogadora da Seleção Brasileira de Vôlei.
Já no segundo período, a publicitária, Doutora em Artes e professora Leslye Revely, mediou uma roda de conversa sobre os desafios das perspectivas periféricas serem expressas na comunicação contemporânea e como a arte desempenha um papel fundamental neste processo.
Para a conversa, Luan Cardoso, Curador de Arte, Grafiteiro e Criador do Movimento Na Lata; Luize Tavares, Criadora e Fundadora do PerifaCon e Analista de Estratégia Digital na Edelman; Michelle Serra, Fundadora e líder do Projeto Quebrada Viva e Produtora Executiva da Artista Indígena Brisa Flow, trouxeram suas percepções, opiniões e histórias relacionadas ao tema. Ao longo da noite, os participantes discutiram sobre diversas estratégias e abordagens, e dividiram seus desafios pessoais e história dos seus negócios.
“Decidi criar a PerifaCon porque eu e meus amigos sempre consumimos muita cultura nerd e não conseguíamos acessar os principais eventos desse segmento por diversas questões de acessos. Então por que não criar o nosso? A partir disso vimos o quando essa era uma demanda realmente existente entre as pessoas e ela se tornou um evento e, hoje, ela não é apenas um evento, mas sim um trabalho de inclusão social”, contou Luize Tavares.
Já a Produtora Michelle Serra comentou sobre a escolha do nome “Quebrada Viva”, reforçando a importância de trazer propositalmente o nome real usado por pessoas periféricas, a fim de confrontar o racismo estrutural e institucional.
Questionados pela mediadora Leslye, os convidados trouxeram os desafios de conseguir apoio e parceria com marcas para as ações de comunicação periféricas. Para Luize Tavares, o grande desafio é encontrar marcas que de fato se conectem com o propósito do negócio e não somente ações pontuais e sazonais. Para isso, mapeiam oportunidades e apresentam para as marcas com possibilidades de ações verdadeiramente viáveis.

“O que mais me orgulha nas nossas ações é expormos nossa arte em lugares que de fato impactam as pessoas. O trabalho precisa fazer sentido e ser exposto onde faz sentido, precisa ser verdadeiro e as marcas devem entender isso”, comentou Luan Cardoso.
Como mensagem final, os palestrantes reforçaram sobre a importância das pessoas e marcas expandirem seus olhares, “furarem a bolha” de suas perspectivas e se alimentarem de repertórios diversos e inclusivos, a fim de se envolverem e entenderem melhor a realidade alheia, praticando a empatia.
O último dia do FECAP Cases, que ocorreu nesta sexta-feira (28), recebeu profissionais que contaram sobre seus cases de sucesso em grandes empresas, com objetivo de mostrar o melhor da publicidade 100% brasileira, feita por profissionais, agências, estúdios e produtoras brasileiras e cuja temática e produtos também são 100% nacionais, como se apropriaram da comunicação para criarem e expandirem seus negócios.
A primeira parte do evento contou com duas palestras incríveis, realizadas por Marcos Paulo, Coordenador de Conteúdo e Engajamento na Artplan e Mariana Santili, NEXT Marketing Guaraná.
Marcos Paulo trouxe em sua palestra o seu super “case de sucesso” no BIS. Com muita leveza e bom humor, contou como foi a sua entrada no mundo do social media e como revolucionou as mídias sociais de BIS Brasil. “A gente conseguiu humanizar o chocolate Bis como nunca ninguém fez. Nós viramos a chave e começamos a nos comportar como uma pessoa, gerando conteúdo verdadeiro e interagindo com a comunidade. Esse foi o maior case da minha carreira e me orgulho muito de ter construído isso.”.
Mariana Santili também trouxe um case vencedor de Cannes, em que abordaram um tema pra lá de brasileiro: o futebol! Mas, para trazer ainda mais relevância e se associar a uma causa relevante, incentivaram o apoio e visibilidade ao futebol feminino.
Já a segunda parte do evento contou com a presença de Rodrigo Xisto, Produtor de TV LATAM na Warner Bros Discovery. Em um bate-papo conduzido pelos apresentadores Eduardo Siqueira e Laura Cruz, discutiram sobre o desenvolvimento e divulgação de produções da América Latina, com foco nas particularidades do Brasil e sobre a importância do engajamento dos espectadores de entretenimento, além das adaptações necessárias para se comunicar com diferentes públicos.
Durante sua participação, Rodrigo compartilhou com o público o sucesso de animações brasileiras como ”Irmão do Jorel”, falou sobre a legislação voltada para a produção e distribuição audiovisual no Brasil e na América Latina; ressaltando, também, a importância do posicionamento assumido pela empresa a favor da diversidade. Segundo o palestrante, até meados de 2010, havia uma segmentação na criação e produção de animações entre ”coisas de menino” e ”coisas de menina”; mas hoje possuem uma linguagem universal para todo o tipo de público.
Os dias 27 e 28 encerram a 11ª edição do FECAP Cases e reuniu 400 participantes que participaram e interagiram nas palestras, ativações e sorteios. O evento foi um tremendo sucesso e reuniu grandes personalidades da comunicação, valorizando a cultura brasileira e o famoso jeitinho brasileiro de se comunicar.
Sobre o evento
FECAP Cases – Brasilidades
Data: 24 a 28 de outubro, às 19h
Local: Teatro FECAP
Custo: Gratuito
Sobre o FECAP Cases
Realizado anualmente desde 2011, o FECAP Cases é um evento de comunicação organizado pelos alunos de comunicação do 6º semestre de Publicidade e Propaganda e Relações Públicas da FECAP – Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado. Trazendo cases, insights e conteúdos de mercado, o evento valoriza a importância da comunicação no dia a dia das marcas e da sociedade e pulveriza conhecimento para estudantes e profissionais de todas as áreas de atuação.
O evento conta com o apoio de diversas marcas que contribuem com a realização do FECAP Cases. Neste ano, a agência RPMA Comunicação participa do evento como patrocinadora valorizando o jeitinho brasileiro de fazer e se comunicar.
Sobre A FECAP
Sinônimo de tradição e excelência na educação há mais de 120 anos, a FECAP oferece cursos de graduação, pós-graduação e MBA nas áreas de administração, tecnologia, economia e comunicação social, além do ensino médio com a opção de cursos técnicos.
Com corpo docente altamente qualificado e ótimas avaliações nos principais índices de desempenho, a Fundação também estabelece parcerias com organizações e outras instituições de ensino, nacionais e internacionais, proporcionando oportunidades e experiências que capacitam seus alunos para posições de destaque na vida profissional.
Para mais conteúdos, acesse nosso portal.