Muitas vezes nós chegamos na faculdade ou até em um novo emprego e procuramos uma nova forma de nos organizarmos ou de explicar nossa visão para um colega de trabalho ou para um chefe. E é justamente nisso que essas duas técnicas irmãs podem te ajudar.
Moodboards e Mapas Mentais são dois conceitos práticos confundidos por muitos, mas que hoje nós te explicaremos a diferença entre eles e como colocá-los na prática.
Moodboard
Um moodboard, também conhecido como “painel de referência”, é uma forma visual de representar a estética, o estilo e a atmosfera de um projeto ou conceito específico.
É um bom jeito de transmitir uma ideia diferente da mente de uma pessoa para um grupo, em que várias referências se juntam para criar ideias-chave para o seu projeto.
Conhecer as palavras “sóbrio” e “luxuoso” é uma coisa, mas ter uma representação delas na sua frente ajuda muito no processo criativo.
Antigamente, os Moodboards eram criados em um painel com várias colagens e materiais, mas hoje em dia – com aplicativos simples como o Canvas – é possível ter moodboards no computador de todos os seus colaboradores.
Mas o que um Moodboard faz de diferente?
Um moodboard é legal porque nele você pode colocar, além de características sobre o produto, o que você quer que as pessoas sintam por ele e também o impacto real que ele fará no mundo.
Criado pelo psicólogo, escritor e consultor em educação Tony Buzan, na década de 1970, e popularizado por ele em seu programa de TV “Use Your Head”, o mapa mental surgiu como uma opção de organização para o público mais visual.
Grandes pensadores e artistas como Leonardo da Vinci, Michelângelo e Albert Einstein usavam opções mais visuais em seus trabalhos.
Para Buzan, as anotações lineares sufocavam a criatividade e a memória, então ele adaptou um esquema mais formal usando como ideia a Árvore de Porfírio.
Os mapas mentais também têm eficácia comprovada pois, em 2005, um estudo feito pelo pesquisador Glennis Edge Cunningham descobriu que 80% dos alunos de biologia do ensino médio relataram uma melhor aprendizagem ao usar mapas mentais.
Mas e para você? Qual dos conceitos você acha que funciona melhor?
Saiba que temos mais conteúdos como esse aqui no nosso portal.
Acompanhe também nosso perfil no Instagram.