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Grupo Heineken reativa campanha com foco na presença de mães no mercado de trabalho

Grupo continua sua reflexão sobre mulheres em podcast especial com jornalista Isabela Reis, com histórias reais de suas colaboradoras

Após o Grupo HEINEKEN lançar, em março, a campanha “Verdades Difíceis de engolir”, no qual executivos experimentaram uma bebida com um sabor desagradável, que espelha a experiência das mulheres no mercado de trabalho no Brasil, a companhia dá andamento na conversa e inicia a segunda fase da iniciativa. A partir desta terça-feira, 21, por meio de histórias inspiradoras de colaboradoras mães, a sociedade será convidada a uma reflexão sobre a realidade que afeta a maternidade no mundo corporativo e fora dele.

Segundo dados do IBGE, 40% das mulheres com três ou mais filhos estão fora da força de trabalho, contra apenas 0,6% dos homens, reforçando o conceito de que a cultura do cuidado coloca sobre as mães a responsabilidade quase exclusiva pelos cuidados domésticos e familiares. Essa sobrecarga, muitas vezes invisível, gera exaustão física e emocional, impactando negativamente a saúde mental e o bem-estar das mulheres. Dados mostram que 40% das mulheres se sentem sobrecarregadas com os cuidados de pessoas e tarefas de casa. Elas dedicam, em média, 10,4 horas por semana a esses cuidados, mais do que o dobro do tempo dedicado pelos homens. “Quando falamos em ambientes corporativos, não há como falar sobre equidade de gênero sem pautar a maternidade e suas esferas” afirma Vetusa Pereira, gerente de Diversidade, Equidade e Inclusão do Grupo HEINEKEN.

Com o objetivo de dar mais destaque para a maternidade real e os impactos na carreira da mulher, a segunda parte da campanha “Verdades Difíceis de Engolir” conta com a participação de uma das vozes mais influentes sobre maternidade no Brasil, a jornalista e influenciadora Isabela Reis, que apresenta os episódios do podcast discutindo maternidade e carreira de mulheres. O conteúdo fica disponível a partir dessa terça-feira (21) no canal do Grupo no YouTube. O podcast é um projeto interno e conta com a participação de Vetusa Pereira e Laryssa Rocha, gerente de processos do Grupo HEINEKEN da cervejaria de Itu.

“Celebramos o amor incondicional, a força e a dedicação das mulheres que assumem o papel fundamental de mães. No entanto, é importante reconhecer que, por trás da beleza da maternidade, existe também uma realidade complexa, marcada por desafios que nem sempre são visíveis ou compreendidos.” afirma Vetusa Pereira. “Escolhemos manter essa discussão dentro da campanha ‘Verdades difíceis de engolir’ porque falar sobre equidade de gênero e seus atravessamentos é um assunto atemporal. Essa conversa é constante e genuína para o Grupo HEINEKEN.” completa.

A jornada de equidadede gênero para o Grupo HEINEKEN

A promoção de equidade de gênero no Grupo HEINEKEN é um compromisso público e a Companhia aposta internamente em programas que assumem um papel crucial para promover a inclusão e o empoderamento de mulheres e mães no mercado de trabalho.

  • Meta 50em5: em 2021, o Grupo assumiu o compromisso público de ter 50% dos seus cargos de liderança ocupados por mulheres até 2026 e, nos últimos três anos, a representatividade feminina nessas posições cresceu mais de 7% e contemplou todas as áreas, inclusive as de Produção e Vendas. Em sua alta liderança, o Grupo HEINEKEN dá o exemplo: 44,4% das cadeiras de vice-presidentes são ocupadas por mulheres.
  • Grupo X da Questão: dedicado a promover a diversidade e inclusão de gênero em todas as áreas da companhia, principalmente de vendas, produção e distribuição. Além de oferecer suporte às mulheres, acolhê-las, capacitá-las e desenvolvê-las para atuarem em todas as posições, de C-level a motoristas de caminhões, por exemplo. Suas etapas envolvem o desenvolvimento para aceleração na carreira, ações de educação pró-equidade de gênero e apoio e monitoramento do retorno de licença maternidade. O grupo se dedica a conscientizar todas as pessoas sobre a importância da inclusão das mulheres, além de capacitar e desenvolver as colaboradoras.
  • Nasce uma estrela: o Grupo HEINEKEN entende que toda família precisa de uma rede de apoio para exercer o seu papel, por isso, criamos a iniciativa Nasce uma Estrela. O programa, elegível a todas as pessoas colaboradoras da companhia e seus dependentes legais, oferece o acompanhamento de um time especializado para gestantes cis/trans, tentantes, pais, mães, companheiros (as), casais LGBTQIAPN+ e sua rede de apoio, desde o período de pré-natal, puerpério e até um ano da criança. Além disso, o Grupo oferece suporte a adoção, orientação para fertilidade e suporte para famílias enlutadas.
  • Elas que brilham: tem como objetivo acelerar a carreira de mulheres para que elas se tornem líderes da área de Produção em até 12 meses.

O Grupo tem como valores o respeito e cuidado, bases para uma cultura de pertencimento. Ao implementar iniciativas focadas nas necessidades específicas de mães e mulheres, é possível criar um ambiente de trabalho mais justo e equitativo, onde todas as mulheres tenham a oportunidade de alcançar seu pleno potencial.  Um ambiente de trabalho inclusivo e diverso contribui para a inovação e para a sustentabilidade do negócio, além de ser a base para uma sociedade mais justa para todas as pessoas. 

Sobre o Grupo HEINEKEN

O Grupo HEINEKEN chegou ao Brasil em maio de 2010, após a aquisição da divisão de cerveja do Grupo FEMSA e, em 2017, adquiriu a Brasil Kirin Holding S.A (“Brasil Kirin”), tornando-se o segundo player no mercado brasileiro de cervejas. O Grupo gera mais de 13 mil empregos e tem 14 unidades produtivas no país, sendo 12 cervejarias e duas microcervejarias. A companhia também já iniciou a obra da sua 15ª cervejaria em Passos (MG). No Brasil, o portfólio de cervejas do Grupo HEINEKEN é composto por Heineken®, Heineken® 0.0, Sol, Amstel, Amstel Ultra, Kaiser, Bavaria, Eisenbahn, Baden Baden, Devassa, Schin, Glacial, Lagunitas, Blue Moon e Tiger. O portfólio de não alcoólicos inclui Água Schin, Skinka, os refrigerantes Itubaína, Viva Schin, FYS e o recém-lançado CLASH’D. Com sede em São Paulo, a companhia é uma subsidiária da HEINEKEN NV, maior cervejaria da Europa.

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