Novo projeto de Elon Musk tem possibilidades de revolucionar o transporte e mobilidade.
Neste artigo você verá:
A tecnologia ao longo da história
A nova invenção de Elon Musk
Possibilidades novas no transporte
A tecnologia ao longo da história
Antigamente, o avanço tecnológico era visto como a principal fonte poluente do meio ambiente. De fato, na era industrial, diversos rios e trechos do oceano foram poluídos em massa, e apesar disso ocorrer ainda hoje, já houve uma considerável redução em relação às décadas anteriores. Porém, nos dias atuais a tecnologia é a grande responsável por solucionar os problemas de sustentabilidade pelos quais nosso planeta passa.
Com isso, cada vez mais as marcas buscam soluções que alinhem a tecnologia à sustentabilidade. De acordo com o relatório oficial da BloombergNEF 2024, as vendas de veículos elétricos atingiram o marco de 14 milhões de unidades no ano anterior, e até 2030 deve representar 30% de todos os veículos do mundo. Mesmo que as opções elétricas sejam ótimas para evitar a emissão de gases poluentes, ainda assim é uma fonte que consome muitos recursos naturais.
A nova invenção de Elon Musk
Pensando nisso, Elon Musk buscou uma nova forma de mobilidade: o cavalo robô sustentável, movido através de energia solar, uma fonte verde e renovável. Apesar de parecer muito nostálgico – de fato é – o projeto do empresário é capaz de diminuir o congestionamento em polos urbanos intensos de forma ecológica. Segundo Musk, “o futuro do transporte pode estar em algo tão antigo quanto inovador”.
O cavalo robô já aparenta ter resultados surpreendentes, ainda que esteja em fase de testes de segurança. Ele não é movido a combustão nem a eletricidade, pois utiliza placas solares com energia limpa. Além disso, é capaz de chegar a até 280 km/h, podendo inclusive percorrer longas distâncias sem descarregar completamente. O modelo se auto carrega o tempo todo enquanto exposto à luz do dia.
O projeto ousado de Elon Musk não é o primeiro a buscar na natureza a solução para problemas humanos. O trem-bala do Japão, por exemplo, foi desenvolvido a partir da observação do bico de uma ave chamada martim-pescador. Isso reduziu tanto o ruído quanto o consumo de energia do trem, uma vez que a aerodinâmica diminuiu o atrito do meio de transporte com o ar. A própria invenção dos painéis solares ocorreu da observação de como as plantas realizam a fotossíntese, por exemplo.
Além disso, empresas como a Boston Dynamics também já têm desenvolvido tecnologias para facilitar o dia a dia de indústrias e militares, como robôs para segurança e vigia, resgate de pessoas e levantamento de cargas pesadas.
Possivelmente, o trabalho de Elon Musk recebeu mais destaque, uma vez que o empresário busca atingir diretamente o público consumidor, fazendo com que a repercussão seja maior que as grandes invenções da Boston Dynamics, por exemplo.
Possibilidades novas no transporte
A introdução de um cavalo robô sustentável pode revolucionar a mobilidade, abrindo caminho para alternativas mais limpas e eficientes ao transporte tradicional. Estudos sobre micromobilidade urbana já demonstram o impacto positivo de soluções compartilhadas, como bicicletas elétricas e scooters, na redução do trânsito e das emissões de carbono. Um relatório da McKinsey & Company aponta que serviços de locação e compartilhamento cresceram cerca de 60% entre 2019 e 2023, indicando o potencial de mercado para tecnologias sustentáveis e acessíveis.
Por outro lado, a introdução inicial dessa tecnologia provavelmente se daria em regiões de alta renda e em países desenvolvidos, como Estados Unidos e Europa Ocidental, onde há maior poder aquisitivo e infraestrutura para absorver novas tecnologias. Um estudo da Deloitte sobre mobilidade futura ressalta que tecnologias emergentes tendem a começar como itens de luxo antes de se popularizarem, especialmente em economias onde a desigualdade de renda é marcante.
Apesar do cavalo robô de Elon Musk estar sendo desenvolvido pensando no público final e ser alinhado ao estudo da Deloitte, certamente pode ser uma possibilidade nova de transporte oferecida por plataformas de mobilidade online, como a Uber e 99, por exemplo, para democratizar o acesso a essa tecnologia e acelerar os resultados de energia limpa em nosso planeta.
Gostou do conteúdo? Acesse nossa home e veja mais.
Acompanhe também nosso perfil nas mídias sociais.