A moda pode, e deve, ser uma aliada da transformação social e a prova disso é a renovação da parceria entre a Dior e a UNESCO; uma iniciativa que faz parte do programa Women@Dior, criado em 2017, com o objetivo de formar futuras líderes por meio de mentorias, educação e projetos de impacto social. A renovação foi anunciada durante a quinta edição do Global Conference Women@Dior, realizado em Paris.
Desde o início, o programa já beneficiou mais de 2.500 mulheres de 140 nacionalidades representadas. Por meio de uma plataforma online criada durante a pandemia, a proposta é oferecer suporte real e duradouro para jovens em situação de vulnerabilidade e muitas vezes sem acesso à educação ou oportunidades profissionais.
“Quando há crises, quaisquer que sejam, guerras, pandemias ou climáticas, meninas e mulheres são as primeiras a serem atingidas e é por isso que precisamos ter mais foco, mais atenção à educação e ao empoderamento das mulheres em todo o mundo”, disse Audrey Azoulay, diretora-geral da UNESCO.
O Women@Dior conecta estudantes do mundo inteiro com mentoras e especialistas renomados da Dior oferecendo formação baseada em quatro pilares fundamentais: autonomia, inclusão, criatividade e sustentabilidade. Com cursos, workshops e mentorias individuais, o foco é desenvolver habilidades de liderança e impacto social.
Um dos principais diferenciais é o projeto “Dream for Change” que convida as participantes a colocarem seus aprendizados em prática com ações reais dentro de suas comunidades. Foi a partir dele que nasceram iniciativas como o “Femini’lab”, focado no empreendedorismo feminino, e o “Mama Maisha Kenya” que atua na área de saúde e educação em regiões do Quênia.
Durante a conferência global, além de celebrar a renovação da parceria, o evento contou com um espaço para trocas de experiências, oficinas, painéis e falas emocionantes. “Agora, mais do que nunca, a educação das mulheres é essencial para a construção de uma sociedade mais sustentável. Isso realmente faz a diferença, porque além das ideias, estamos vendo um movimento que está transformando vidas ativamente na prática e fortalecendo a liderança feminina”, comentou Delphine Arnault, presidente e diretora executiva da Christian Dior Couture, “o empoderamento e a inclusão das mulheres são necessidades prioritárias”, finalizou.
Desta forma, a Dior reforça como grandes marcas podem, e devem, ser aliadas da transformação social e gerar mudanças reais. A grife francesa mostra ser consciente de seu poder de influência e, ao lado da UNESCO, segue promovendo verdadeiras mudanças na vida de centenas de meninas ao redor do mundo e construindo um futuro mais igualitário.
“Se você faz algo porque te realiza, se você escolhe fazer, isso é empoderador, mas se você faz por pressão social, vira uma performance. Vira algo que você é forçado a fazer. Isso não é empoderador”, comentou Sanjana Nurani, co-fundadora da SheStrength.
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