Um colega de profissão, o João José, enviou dia desses, alguns ítens que ele considera básicos para um bom profissional de mídia. Eu concordo com ele. Sendo assim, segue o texto:
1. Estude muito. Conheça tudo sobre mídia, seu planejamento, sua execução, seu controle e negociações.
2. Conheça tudo e todo mundo dos veículos – de todos eles, dos grandes aos pequenos.
3. Construa um banco de dados, de informações sobre todos os veículos, mercados, audiências, circulações, tiragens, pontos fortes e fracos, diferenciais, etc.
4. Crie e mantenha um amplo relacionamento com todos os profissionais de veículos (além de colegas da agência e do mercado).
5. Aperfeiçoe-se sempre. Faça todos os cursos que houver, sobre mídia e comunicação em geral (mais do que só publicidade, internet, promoção, marketing direto, merchandising, etc – que podem ser úteis no teu trabalho).
6. Tente criar e manter uma equipe de trabalho altamente profissional.
7. Mantenha a ética acima de tudo.
8. Negocie sempre ao máximo com os veículos. Se você não o fizer, seu cliente ou seu chefe o fará – e você perderá a moral.
9. Não aceite subornos, como presentes, convites, shows, etc. Tudo bem almoçar com os profissionais dos veículos, a serviço. Mas nada além disso.
10. Não se prostitua, não se venda, não aceite propina ou vantagem para beneficiar o veículo que seja.
11. Defenda os interesses dos seus clientes – e da sua agência.
12. Não faça mais mídia do que for necessário…o cliente vai descobrir, um dia. E tua agência vai perder a conta.
13. Receba sempre a todos que forem apresentar seus veículos e propostas. A maior queixa dos profissionais dos veículos é a arrogância e o tratamento ruim que recebem dos/das profissionais de mídia. Quanto maior a agência, maior a arrogância. Ninguém tem Poder para sempre…pensem nisso. Um dia, podem precisar de ajuda, ou de emprego.
14. Seja honesto/a, sempre.
15. Seja muito organizado/a, em tudo que fizer.
16. Não autorize nada, sem que esteja devidamente assinado e autorizado pelo cliente.
17. Trabalhe duro e dedique-se ao máximo.
18. Leia tudo que puder, sobre mídia.
19. Não desanime, com as dificuldades e o stress que às vezes vai rolar.
20. Nunca aceite o primeiro preço dos veículos. Nem o segundo…
21. Demonstre, ao cliente, como você negociou bem.
22. Mostre ao dono da agência, que defendendo o cliente a agência manterá a conta por mais tempo.
23. Preserve, acima de tudo, a tua credibilidade. E a dua tua agência.
24. Não importa o meu ou o seu gosto pessoal. O programa de TV que você gosta, a rádio quem você ouve ou o jornal que lê. O que importa é o que o teu público gosta, quer, lê, assiste, ouve. A mídia é feita para o público-alvo da publicidade. Não é feita para os publicitários, nem para os anunciantes.
25. Não leve em consideração apenas a CIRCULAÇÃO que envolve meios (TV, Rádio, Jornal etc…). Privilegie sempre a defesa técnica considerando pela ordem os seguintes fatores : Grau de afinidade, Número de Leitores, Cobertura e por fim, a complementaridade de mídia para com o mercado.