CreativosBR

branding sensorial

HomeBlogFalaêBranding Sensorial: o uso dos ...

Branding Sensorial: o uso dos sentidos como estratégia de marca

Mais comumente chamado de “Branding Sensorial”, esta estratégia objetiva criar relações emocionais e físicas entre as marcas e os consumidores estimulando os 5 sentidos do ser humano.

O sistema sensorial é o responsável por captar informações internas e externas e transmiti-las às células receptoras que, por sua vez, enviam uma mensagem em forma de impulsos elétricos ao sistema nervoso central, que os traduz em sensações que geram uma resposta física ou emocional do indivíduo. Os responsáveis por interpretar os estímulos ao nosso redor são os 5 sentidos do ser humano: visão, tato, audição, olfato e paladar. Quando uma marca consegue ser reconhecida por 1 ou mais sentidos pelo consumidor, isto indica que foi criada uma forte conexão entre ambas. 

Vejamos agora, algumas marcas que conseguiram se destacar usando o branding sensorial.

Se eu te disser roxo e logo depois laranja e azul, quais empresas vem a sua mente? Se você pensou Nubank e Itaú Unibanco, estas duas marcas são exemplos do sentido visão: as cores das duas companhias são tão bem trabalhadas em suas comunicações que, hoje, não precisam estar acompanhadas de seus nomes para serem reconhecidas. Isto porque, os tons escolhidos carregam os valores das marcas e conseguem transmitir suas essências em todas as formas de comunicação das organizações. 

A Netflix, gigante do streaming, é um bom case de estímulo auditivo. A assinatura sonora da marca, emitida no início das produções realizadas pela provedora de filmes e séries, é reconhecida independente do fator visual e quando o som é escutado é um indício de que alguma obra cinematográfica está começando. O famoso “TUDUM” – forma escrita do efeito auditivo da Netflix – foi criado pelo compositor, Lon Bender e a ideia surgiu quando sua filha proferiu a expressão “tudum” que, de acordo com ela, era o som que a aliança do pai fazia quando batia na mesa. Alguns remixes a mais e a melodia estava pronta. Levado a pesquisas com os consumidores que não tinham ideia da intenção de utilização daquele som, palavras como “filme”, “começo”, “dramático” e “inusitado” foram relacionadas ao estímulo.  A assinatura sonora da Netflix é uma das mais emblemáticas da atualidade, tanto que há até um site dedicado ao som. 

O paladar é um dos estímulos mais difíceis de agradar, entretanto a Coca-Cola possui um sabor singular que se distingue de qualquer outra marca de bebida gaseificada. Seu gosto está tão enraizado no paladar e mente dos consumidores que apenas uma imagem é capaz de incitar a necessidade de tomar a bebida, quem nunca disse “que vontade de beber uma Coca-Cola bem gelada”. Mas o paladar não é o único sentido usado pela marca, sua identidade visual também é um fator inconfundível, a cor vermelha é facilmente associada à organização. A Companhia ainda consegue se atrelar a mais um sentido, o tato. Como assim?! As garrafas da companhia possuem uma silhueta diferenciada e são projetadas para serem reconhecidas de qualquer maneira, até mesmo no escuro com apenas um toque.

O olfato também é um dos sentidos mais difíceis de cativar, no entanto a marca de calçados e bolsas Melissa com seu cheiro de Tutti-frutti, é reconhecida por muitas pessoas, usuárias ou não de seus produtos. Ao criar a fragrância, em 1979, a marca investiu em algo que transmitisse a sensação de nostalgia e remetesse à infância e adolescência do público. O cheiro é tão característico que no último ano (2020),  em uma ação da empresa em decorrência da pandemia causada pela Covid-19, a Melissa lançou a “Linha home” composta por álcool em gel e aromatizador de ambiente com o perfume da companhia.  

Utilizar a estratégia de branding sensorial, quando adequado aos valores da organização e ao seu público, proporciona experiências genuínas e únicas, o que, consequente gera fidelização do consumidor, formação de uma identidade exclusiva, incitação ao desejo de compra, criação de vínculos emocionais, além de ampliar e intensificar a lembrança de marca.

E ai, lembrou de mais alguma marca que estimula seus sentidos?

One Response

Leave A Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Shopping Basket